livros

A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil, João Silvério Trevisan

“Quanto mais a escuridão dos opressores, maior será a luz emitida pela purpurina dos oprimidos”

Em A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil, João Silvério Trevisan reflete sobre o ativismo LGBTQIA+ no Brasil, os avanços e os retrocessos nas pautas que dizem respeito a essa população.

Na realidade, o conteúdo de A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil são os quatro capítulos finais de Devassos no Paraíso, também de Trevisan, livro que aborda a história da homossexualidade no Brasil. Esses quatro capítulos estão presentes na quarta edição de Devassos no Paraíso, que é a mais recente.

Os textos de Trevisan abordam a resistência da comunidade LGBTQIA+ e como os esforços do ativismo mudaram o país. Aqui o autor fala sobre leis que favorecem a população LGBTQIA+, como o casamento igualitário, que traz junto com ele, os direitos igualitários para casais do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil também fala de outros temas, como a cultura e como tanto os artistas LGBTQIA+, quanto as obras nesse gênero se tornaram mais aceitáveis e apreciadas. O legal do livro é que ele fala de acontecimentos bem recentes, e que até pessoas jovens, podem reconhecer algumas das referências citadas no livro.

Também é importante ressaltar que o livro é focado especificamente no Brasil. Claro que seria muito interessante ter um panorama mundial sobre o assunto, mas Devassos no Paraíso é um livro sobre a história da homossexualidade no Brasil e de qualquer maneira, seria muito difícil fazer uma análise do cenário mundial.

Trevisan é minucioso e sua pesquisa e dedicação são claras e óbvias, o que torna o livro ainda mais interessante. Ele é um mergulho no assunto, que complementa a opinião de quem já sabe algo e que ensina muito para quem não sabe nada.

A ideia de A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil é passar informações, por isso os textos que fazem parte do livro são textos informativos, em formato de ensaios, mas Trevisan escreve muito bem, e a leitura é extremamente prazerosa e rápida.

Certamente que esses quatro capítulos devem fazer muito mais sentido se lidos junto com o conteúdo de Devassos no Paraíso, mas eles funcionam bem sozinhos, justamente porque eles são muito bem selecionados. Lê-los também é uma ótima maneira de saber se você vai, eventualmente, se interessar por Devassos no Paraíso, que tem 552 páginas.

A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil é curto, mas cheio de informação, e a escrita poética de Trevisan é tão bonita que faz com que o leitor sinta que não está lendo um livro de não ficção, embora esteja absorvendo tudo que está escrito.

O livro é uma boa pedida para quem quer conhecer a escrita de Trevisan – ele é curto e é possível consegui-lo de graça em formato eBook no Kindle -, mas também para quem se interessa pelo assunto e pelas políticas LGBTQIA+.

A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil é informativo e poético ao mesmo tempo e é um livro que se faz necessário, não só para que o assunto seja cada vez mais debatido, mas também para que a gente perceba quanto avanço já foi feito e que mesmo nos momentos mais sombrios, ainda é possível resistir e avançar.

Título no Brasil: A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil

Título Original: A Resistência dos Vaga-lumes: Mobilização da comunidade LGBT no Brasil

Autor: João Silvério Trevisan

Gênero: Sociedade e cultura, História, Não ficção, LGBTQIA+

Ano de lançamento: 2020

Editora: Objetiva

Número de Páginas: 82

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s