Sem categoria

As Aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twain

Huckleberry Finn escapa da casa de seu pai e junto com Jim, um escravo fugitivo, passa a viajar de jangada pelo Mississippi, encontrando uma série de personagens.

As Aventuras de Huckleberry Finn é uma espécie de continuação de As aventuras de Tom Sawyer, livro onde Huckleberry Finn é um dos personagens.

As Aventuras de Huckleberry Finn é um daqueles livros que todo mundo conhece e sobre o qual sabe um pouco, mas que poucas pessoas de fato leram. Nos Estados Unidos, ele é bem famoso e é geralmente, lido por adolescentes.

O livro de fato é, voltado para o público juvenil, mas é difícil dizer se ele ainda funciona nos dias de hoje. Primeiro porque o livro retrata uma época especifica, que embora seja interessante para estudo, já não se reflete totalmente hoje e segundo, porque ele tem questões muito típicas dos Estados Unidos, que não se traduzem tão bem para o Brasil.

A literatura, no entanto, é universal e é claro que é possível reconhecer muitas das ações dos personagens do livro. As Aventuras de Huckleberry Finn retrata a vida de um menino abusado pelo pai, que precisa fugir de casa e de um jovem negro, que se vê em uma posição parecida com a de Huckleberry, embora, ao longo do livro, o protagonista, que é branco receba mais compaixão e mais perdão do que Jim, que é negro.

Claro que As Aventuras de Huckleberry Finn fala sobre temas que são importantes ainda nos dias de hoje, como os maus tratos a qual seu protagonista é submetido e o racismo, que persegue Jim. O livro se passa ainda na época da escravidão, então, Jim que fugiu com a intenção de ter uma vida digna é muitas vezes visto como errado, não necessariamente pelo autor, que parece querer destacar essas questões, mas por alguns dos personagens do livro. O racismo aqui é bem diferente do que vemos nos dias de hoje, mas eles têm a mesma origem e é nesse aspecto que o livro é interessante.

Apesar disso e da aparente tentativa de Mark Twain de fazer uma crítica a escravidão, Jim é um personagem extremamente caricato, que fala errado e não sabe muita coisa, como se ele fosse de fato, menos inteligente que Huckleberry. Tudo bem que sendo escravo parece natural que ele tenha estudado menos que o protagonista, que é um menino pobre e branco, mas Jim não é, necessariamente, menos inteligente ou menos esperto que Huckleberry. O livro também repete com uma certa frequência a palavra “nigger”, que é considerada extremamente ofensiva atualmente, mas uma vez que o livro foi publicado em 1884, é mais uma questão de contextualização, As Aventuras de Huckleberry Finn reflete a época em que ele foi escrito.

Um problema do livro é justamente a sua linguagem, As Aventuras de Huckleberry Finn é um clássico, e por isso, a maneira com que ele foi escrito é bem diferente da maneira com que os livros são escritos atualmente, o que claro, dá uma complicada. As falas de Jim são ainda mais difíceis de compreender, já que o personagem fala exatamente como as pessoas da sua época e local falavam e isso está transcrito no livro, o que torna ainda mais complicado ainda de acompanhar. O livro foi escrito para adolescentes, mas é sempre bom lembrar, que o público alvo eram os adolescentes americanos da época, que compreendiam aquela maneira de falar.

De uma maneira geral, As Aventuras de Huckleberry Finn é um livro parado e um tanto quanto lento, a escrita complicada aumenta essa sensação e deixa o leitor meio perdido.

É claro que As Aventuras de Huckleberry Finn é um clássico e sua importância para a literatura americana e mundial é indiscutível, mas talvez ele soe um pouco datado e já não funcione tão bem nos dias de hoje.

Título no Brasil: As Aventuras de Huckleberry Finn

Título Original: Adventures of Huckleberry Finn

Autor: Mark Twain

Gênero: Clássico, Aventura

Ano de lançamento: 1884

Editora: Clássicos Zahar

Número de Páginas: 408

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s