livros

Out of Oz, Gregory Maguire

“I know what justification means. Belive me. Had a fair amount of time nursing wounds of my own and trying out different explanations for what I chose to do”

“Eu sei o que justificativa significa. Pode acreditar. Passei bastante tempo cuidando das minhas feridas e procurando diferentes explicações para o que eu escolhi fazer”- Traduzido livremente por Fernanda Cavalcanti

A Cidade das Esmeraldas já não é mais a mesma e agora comandada por Shell Thropp, o irmão mais novo de Elphaba e Nessarose, está em guerra com Munchkinland, que se separou do resto da terra de Oz. Glinda, a bruxa boa do Oeste vive na fronteira de Munchkinland e para parar a guerra precisa ler um livro de feitiços que só Elphaba era capaz de entender.

Quando ela fica sabendo que Elphaba pode ter uma neta, ela vai atrás de Liir e encontra Rain, a filha de Liir, que tem a pele verde como Elphaba. Rain cresce escondida com Glinda, coberta por um feitiço que esconde sua pele, até que precisa sair de sua cidade natal e conhece Brrr, o Leão Covarde.

Enquanto isso, Dorothy Gale agora adulta, sem querer, acaba em Oz mais uma vez, onde é presa e deve ser julgada pelo assassinato de Elphaba e Nessarose.

Out of Oz é o quarto e último livro da série The Wicked Years, precedido por Wicked: a História não Contada das Bruxas de Oz, O Filho da Bruxa e A Lion Among Men, inspirados nos livros da série Terra de Oz, de L. Frank Baum.

O quarto livro da série The Wicked Years se passa algum tempo depois que seus anteriores e por isso, tem personagens um pouco diferentes. A protagonista de Out of Oz é Rain, filha de Liir e, portanto, neta de Elphaba e Fiyero, que como a avó, nasceu com a pele verde, mas teve ela disfarçada por um feitiço.

Além da pele, Rain também herdou a habilidade de ler um livro mágico cheio de segredos e é justamente por isso que Rain é extremamente importante, uma vez que o conteúdo do livro é necessário para ajudar Munchkinland na guerra contra a Cidade das Esmeraldas. Caso ele caia em mãos errados, no entanto, ele pode prejudicar Munchkinland.

Rain vive sua vida toda escondida e depois é colocada em um colégio interno para evitar que ela seja encontrada por quem deseja fazer o mal para ela, sua família e para a terra de Oz.

Em Out of Oz a questão política de Oz fica ainda mais clara e mais séria, o que claro é um desenvolvimento de todas as situações que foram retratadas nos livros anteriores. Aqui a Cidade das Esmeraldas, já governada por Shell, está em guerra com Munchkinland e praticamente todos os personagens que acompanhamos desde o princípio correm perigo. A política de Oz parece estar sempre empesteada de ditadores, uma vez que depois que o Mágico de Oz vai embora, Shell se instaura na Cidade das Esmeraldas.

Vários personagens dos outros livros retornam nesse volume, como Liir, que aqui já é um homem adulto, tentado salvar sua filha, o Leão Covarde Brrr e Nor, filha de Fiyero, que sobreviveu a prisão política e agora se chama Illianora.

Sem dúvida toda a questão política de The Wicked Years é muito bem trabalhada a analisada por Maguire, boa parte do que ele apresenta na série é criação dele, embora ele se apoie em elementos que estão presentes nos livros originais. Ela é, no entanto, bem confusa e vai ficando cada vez mais complicada com o tempo. Os livros da série são livros de fantasia, mas são livros que falam diretamente sobre política, a fantasia aqui, parece só complementar.

Outra questão que ressurge em Out of Oz é Dorothy Gale, a protagonista de O Mágico de Oz. Dorothy aparece no final do primeiro volume, Wicked: A História não Contada das Bruxas de Oz, quando ela chega em Oz e mata tanto Nessarose, quanto Elphaba, mas logo depois volta para casa, deixando para trás Liir, que ficou ligeiramente apaixonado por ela. Nesse volume, ela volta a Oz, como uma jovem mulher e sem ter ideia de como ela chegou. Para os habitantes de Oz se passaram muitos anos desde que Dorothy veio a primeira vez, mas no mundo de Dorothy se passaram apenas oito anos.

Assim que coloca seus pés em Oz, Dorothy é presa, acusada de matar as duas Bruxas Más, e tem um julgamento marcado. Toda essa história é uma das partes mais interessantes do livro, uma vez que ele retrata alguns dos personagens originais de O Mágico de Oz, mas dá uma perspectiva um pouco mais adulta a trama. O Mágico de Oz é um livro voltado para crianças, que usa seus personagens como arquétipos para passar lições – embora ele tenha questões políticas bem claras e que uma série de interpretações sobre as metáforas dos livros tenham sido feitas ao longo dos anos -, mas The Wicked Years é uma série para adultos, que transforma uma história infantil em uma trama bem mais madura, com cenas bem pesadas.

Os personagens que aparecem em Out of Oz são personagens que sobreviveram a perseguições, prisões e torturas. Illianora é a única sobrevivente de sua família, que foi presa e assassinada, Liir foi torturado e viu seu antigo amante ser assassinado, eles são personagens cansados, que já não aguentam acompanhar a tristeza e os absurdos que assolam Oz, e que acima de tudo, querem evitar que Rain tenha o mesmo destino que eles. Out of Oz é uma interpretação bem pesada das histórias da Terra de Oz, o livro tem cenas de explicitas de sexo e cenas bem violentas de tortura e assassinato.

No entanto, como os outros livros da série, Out of Oz é um pouco maçante e vai se tornando confuso com o tempo. Embora ele seja mais interessante que O Filho da Bruxa e A Lion Among Men, porque apresenta personagens mais bem escritos, ele ainda se demora muito em tramas um pouco chatas.

É certo que as tramas de L. Frank Baum têm material suficiente para muitas releituras, tanto nas questões que dizem respeito ao ambiente que ele criou, quanto em relação a política do local que ele, pelo menos, insinuou, Maguire usa muitos desses elementos com muita sabedoria e o que ele acrescenta é instigante, mas isso não salva o livro de ser um pouco parado.

Out of Oz fecha a série The Wicked Years de maneira bem-feita e bem pensada, o livro é mais interessante que os seus dois antecessores e mais rápido de ler, embora ainda tenha o mesmo problema que os outros volumes da série: a monotonia.

Título original: Out of Oz

Autor: Gregory Maguire

Gênero: Fantasia

Ano de lançamento: 2011

Editora: William Morrow & Company

Número de Páginas: 568

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s