livros, Quadrinhos

Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1, Jeff Lemire, Dean Ormston, Dave Stewart

Em uma pequena cidade, afastada de tudo, uma aparente família disfuncional divide uma casa, mas o lugar guarda vários segredos.

Os moradores, na verdade são Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien, antigos super-heróis, que depois de salvarem o mundo ficaram presos em outra realidade.

Eles tentam de tudo, mas suas habilidades parecem não funcionar nesse lugar, o que os obriga a continuarem ali.

Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 é o primeiro volume da série Black Hammer e tem como intenção explicar como os personagens chegaram na situação onde se encontram. O quadrinho se foca em cinco super-heróis que estão presos em um universo, que não se comunica com a terra, eles não conseguem sair de lá, nem se usarem seus poderes.

Nesse volume o leitor entende como que essas pessoas foram parar nessa cidade e como é a vida deles lá. Como a maioria deles vive na mesma casa, eles fingem que são uma família, que é, no mínimo, estranha. Os outros moradores da cidade, no entanto, não parecem estranhar e se relacionam com esses heróis – que ali não demonstram ter poderes – como se eles fossem pessoas comuns que moram ali.

Além disso, o quadrinho também explora a vida desses personagens antes sequer deles se conhecerem e muitas vezes nos explica como eles viraram super-heróis. Esse é um dos aspectos mais interessantes de Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1, porque entendemos quem são esses personagens e de onde eles vieram.

A história de Madame Libélula, por exemplo, é uma trama de terror, que é de longe, a mais instigante de todo o quadrinho e a origem dos poderes da Menina de Ouro também é bem interessante.

O leitor é jogado na trama desses heróis quase sem nenhum aviso, assim que começamos a ler, já nos vemos dentro da prisão que esses heróis estão, não sabemos quem eles são e nem como pararam ali, mas a história rapidamente nos prende e é natural que queiramos saber mais detalhes daquela situação. Isso vai sendo explicado aos poucos, conforme conhecemos as origens desses personagens.

Um ponto bem interessante de Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 é que diferente de muitos materiais que tratam de super-heróis, o quadrinho aborda heróis que já estão decadentes, presos em uma realidade alternativa e que são dados como mortos no mundo real. Aqui não acompanhamos eles derrotando vilões e vivendo de seus poderes, uma vez que os poderes nem funcionam onde eles estão, mas sim, vivendo os piores anos de suas vidas.

Enquanto para esses heróis a vida nessa cidadezinha é um tédio, para o leitor, Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 soa como uma novidade e é sem dúvida nenhuma, uma maneira bem diferente e inovadora de retratar super-heróis, ainda mais nos dias de hoje, em que obras sobre o assunto se tornaram extremamente populares. Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 tem potencial para agradar inclusive, pessoas que não gostam de quadrinhos de super-heróis, uma vez que é muito diferente dos quadrinhos clássicos do gênero, os heróis aqui são muito mais humanos do que super-heróis.

Como é comum aos quadrinhos, Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 é uma leitura rápida e bem prazerosa. A arte é bem-feita e consegue mudar de acordo com o personagem que está sendo retratado, quando ele retrata, por exemplo, Coronel Weird, que foi um astronauta, o leitor lê uma história de ficção cientifica, com imagens claras e cortes fores, já quando acompanhamos a história de Madame Libélula, mergulhamos fundo em uma trama de terror, com imagens escuras e cores que variam entre o preto e roxo. Como os personagens tem backgrounds bem distintos, é como se tivéssemos acesso a várias tramas com estilos e gêneros diferentes.

A edição da Intrínseca ainda vem com um posfácio onde os autores explicam suas ideias, o histórico de suas criações e apresentam desenhos originais e perfis dos personagens.

Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1 é um ótimo primeiro volume, que coloca seu leitor dentro da trama, ao mesmo tempo que deixa ele com vontade de se embrenhar profundamente no resto da série.

Título no Brasil: Black Hammer. Origens Secretas – Volume 1

Título Original: Black Hammer, Vol. 1: Secret Origins

Autores: Jeff Lemire, Dean Ormston, Dave Stewart

Tradução: Fernando Scheibe

Gênero: Grapich Novel, Fantasia

Ano de lançamento: 2017

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 184

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s