livros

Por que ler os clássicos, Italo Calvino

“Não são os grandes homens que fazem a história mas tampouco os pequenos”

Por que ler os clássicos, como o próprio título sugere, é um livro que reúne uma série de textos de Italo Calvino, que explicam a importância dos clássicos.

Por que ler os clássicos é um livro relativamente curto, composto também por textos, em sua maioria, curtos e aborda obras como A Odisseia, de Homero, Orlando, de Virginia Woolf, Robinson Crusoe, de Daniel Defoe e Daisy Miller, de Henry James.

O livro não é ficção, e é em muitos aspectos um trabalho técnico, onde Calvino reúne vários textos quase críticos sobre as obras de outros autores, por isso, em muitos momentos ele usa termos técnicos e aponta questões que fazem mais sentido para quem já estuda literatura. Mesmo assim, Por que ler os clássicos não é um livro extremamente técnico, muitos dos textos soam como críticas literárias que poderiam estar em revistas, jornais e blogs, embora o conhecimento de Calvino seja grande, ele escreve de uma maneira que é compreensível a todos.

Por que ler os clássicos ainda é um livro mais recomendado para quem gosta de literatura e gosta de teoria de literatura, porque é um compilado de críticas, onde o autor defende que os clássicos sejam lidos, mas isso não impede que pessoas que não são da área ou não conhecem muito sobre o assunto não possam o ler.

Mas é importante ter em mente que o livro fala de clássicos, e por isso, só cita esse tipo de livro, tendo em mente que é mais interessante ler os textos quando você já leu o livro analisado e pode compreender melhor o que o autor está falando, é bom lembrar que se você não leu muitos clássicos, pode ficar um pouco perdido, mas certamente é uma maneira de aprender e conhecer mais obras.

Os textos de Calvino são muito bem escritos e os temas são bem escolhidos, no entanto, eles são um pouco complicados e algumas vezes difíceis de compreender, o que pode tornar o livro chato e um pouco arrastado. Quando não se compreende tudo que lê, a leitura se arrasta e fica complicada, tediosa e lenta e isso pode acontecer com Por que ler os clássicos.

Por que ler os clássicos é certamente um trabalho interessante, que pode estimular a leitura de livros do gênero, mas a leitura ainda é complicada e provavelmente vai agradar mais quem já gosta de leituras técnicas e nessa área.

Título no Brasil: Por que ler os clássicos

Título original: Perché leggere i classici

Autor: Italo Calvino

Tradução: Nilson Moulin

Gênero: Não Ficção, Literatura

Ano de lançamento: 1991

Editora: Companhia de Bolso

Número de Páginas: 288

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s