livros

Um Destino Ignorado, Agatha Christie

“Era simplesmente assustador como, na vida, uma pessoa podia se adaptar a qualquer situação”.

Thomas Betterton, um cientista nuclear muito talentoso, desaparece misteriosamente, durante uma conferência em Paris. Ele é um entre vários acadêmicos que sumiram, sem deixar qualquer rastro. Sua esposa, Olive procura o agente secreto britânico Jessop para que ele encontre seu marido.

Durante suas investigações, Jessop conhece Hilary Craven, uma mulher que planeja se suicidar, e que tem os cabelos ruivos, como Olive. Ele propõe que Hilary comece a se passar por Olive e o ajude a investigar o desaparecimento de Thomas.

Um Destino Ignorado é um livro de Agatha Christie bem diferente do estilo que é comumente associado a autora, a obra não é uma daqueles que apresenta um assassinato, uma série de suspeitos e onde o leitor tem que descobrir quem cometeu o crime. Um Destino Ignorado é mais um livro de espionagem, como O Inimigo Secreto.

O livro começa com o desaparecimento de Thomas Betterton, um famoso e genial cientista nuclear, que estava em uma conferência. Betterton é o último de uma longa lista de acadêmicos muito inteligentes a desaparecerem sem deixarem qualquer vestígio. Quando Olive Betterton, a esposa de Thomas procura Jessop, o agente secreto desconfia que esses acadêmicos estão fugindo do país, porque não concordam com as políticas vigentes.

Olive morre em um acidente de avião, e Jessop conhece Hilary Craven, que está planejando se suicidar e propõe que ela se passe por Olive e o ajude a investigar o que aconteceu com Thomas.

Um Destino Ignorado não é um livro que vai agradar boa parte dos fãs de Christie, porque ele é bem diferente, mas ele tem grandes chances de agradar quem gosta de livros de espionagem e de conspirações. Claro que o livro apresenta um mistério, que é bem interessante, mas a história não circunda ao redor de quem matou alguém ou não.

A trama fica consideravelmente mais interessante quando Hilary, que é uma personagem bem carismática, entra em cena. A partir daí, o leitor começa a acompanhar a história do ponto de vista dela e é com Hilary que desvendamos boa parte dos segredos do livro. A obra é bem intrincada e o mistério bem instigante, em muitos aspectos, Um Destino Ignorado tem uma trama bem mais complexa que boa parte das obras de Christie.

Por outro lado, o livro é meio lento e como acontece com frequência nas obras de Christie, tem muitos personagens, o que pode causar uma certa confusão, ainda mais quando pensamos que duas personagens de fato trocam de lugar.

Um Destino Ignorado embora um pouco parado, é um bom livro, com uma trama complexa e ainda compreensível, que tem capacidade para entreter qualquer pessoa que goste de um bom mistério.

Título no Brasil: Um Destino Ignorado

Título original: Destination Unknown

Autora: Agatha Christie

Tradução: Bruno Alexander

Gênero: Suspense, Thriller

Ano de lançamento: 1955

Editora: L&PM

Número de Páginas: 240

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s