Sem categoria

Primeiras impressões: Sangue de Sereia, Rodrigo Fonseca

Luan é um professor, que cria seus dois filhos gêmeos, Pedro e Júlia. Quando ele precisa retornar a Santa Serena, sua cidade natal, para reencontrar seu avô, que está doente, ele entra em contato com uma série de lendas antigas e assustadoras, que fizeram parte de sua infância.

Sangue de Sereia tem como principal tema um assunto que não é muito abordado, especialmente na literatura nacional: as sereias. Aqui acompanhamos Luan, um professor nascido em uma cidade litorânea, repleta de lendas antigas envolvendo sereias, e que precisa retornar para ver seu avô.

É inclusive, surpreendente que a ficção brasileira não utilize essas criaturas com maior frequência, já que o Brasil é um pais cheio de praias e que seria perfeito como cenário para uma história assim.

Santa Serena, a cidade onde Luan nasceu, parece quase que inteiramente pautada na crença de que as sereias de fato existem, isso porque existe uma lenda no local que diz que uma sereia teria realmente aparecido nas praias e praticamente todos os habitantes juram que já se encontraram com uma sereia, inclusive o avô de Luan.

A construção de Sangue de Sereia é bem interessante, no livro temos vários elementos necessários para tornar a trama instigante: uma cidade pequena e misteriosa, um protagonista que é, aparentemente cético, um mistério do passado e o retorno a cidade natal para se reconectar com coisas que o protagonista esqueceu.

Mas o livro também tem uma abordagem das sereias bem diferente da que estamos acostumados. As criaturas aqui não são lindas mulheres com cauda de peixe e vozes agradáveis, elas são de fato, assustadoras. É verdade que existem algumas obras de terror que já usam as sereias como seres assustadores e que na origem de sua mitologia, a sereia só é bonita para atrair os homens e então, afoga-los, mas esse é um aspecto que nem sempre é explorado e que já foi quase que completamente desviado desde que obras com sereias adoráveis começaram a ser produzidas.

Sangue de Sereia não segue essa linha, o livro está muito mais próximo da mitologia original do que da ideia que fazemos das sereias nos dias de hoje e isso também é muito interessante. Sangue de Sereia é uma obra de mistério, onde o leitor tenta entender qual é a verdade sobre as sereias e sobre a cidade de Santa Serena e o que exatamente são essas criaturas.

O livro também é muito bem estruturado, o autor Rodrigo Fonseca já traz à tona o tema principal logo no começo, quando uma aluna de Luan pergunta a ele sobre sereias e assim, o leitor já sabe em que história está entrando. As sereias são um assunto que nunca desaparecem completamente da trama, elas estão presentes nas conversas dos filhos de Luan, nas lembranças do protagonista e em uma estátua da cidade.

A leitura é prazerosa, flui muito bem e por isso, é rápida. Sangue de Sereia é uma boa pedida para quem se interessa por sereias e por histórias com essas criaturas, mas também para quem gosta de livros de suspense ou terror, uma vez que a trama é cheia de mistérios e que as sereias, na realidade, são descritas como assustadoras.

Sangue de Sereia não só aborda um tema diferente e que raramente é abordado, como também traz uma perspectiva sobre ele bem diversa do que é comum ser visto por aí. A trama de mistério e os personagens interessantes, ajudam a deixar o leitor ainda mais preso nessa história que tem tudo para ser um mistério instigante e ainda assim, horripilante.

Título no Brasil: Sangue de Sereia

Título original: Sangue de Sereia

Autor: Rodrigo Fonseca

Gênero: Fantasia sombria

Ano de lançamento: 2021

Editora: Alarde

Número de Páginas: 132

Link para compra: https://editora-alarde.lojaintegrada.com.br/sanguedesereia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s