livros

Damien – Profecia II, Joseph Howard

Damien Thorn sobreviveu a tentativa de assassinato pelas mãos de seu próprio pai e foi viver com seu tio, Richard, a esposa dele, Ann e o filho dos dois, Mark.

Na casa dos tios, Damien mantém a vida boa que tinha com seus pais e é tratado da mesma maneira que seu primo, que tem a sua idade. Richard acredita que o irmão, Robert estava louco quando tentou matar o filho.

Mas com o tempo, coisas estranhas voltam a acontecer e qualquer pessoa que ameace Damien de alguma maneira acaba morrendo de maneira trágica ou sofrendo acidentes misteriosos. Richard então, começa a pensar que talvez seu irmão não estivesse tão errado assim.

Damien – Profecia II começa mais ou menos aonde A Profecia acaba: Damien sobreviveu ao ataque de seu pai e passa a viver com a família do tio, que também é rica e importante. Os anos passam e quando encontramos Damien de novo, ele já está prestes a completar treze anos e tem vivido bem com Richard, Ann e Mark. Ann não é a mãe de nenhum dos meninos, mas sente que eles são seus filhos e Mark divide as atenções de todos com o primo e os meninos se dão muito bem e são criados quase como gêmeos, já que tem a mesma idade e que os Thorn resolveram mudar a data do aniversário de Damien – 6 de junho – para o mesmo dia de Mark.

Damien também tem poucas recordações dos seus pais, que ele acredita, serem biológicos e nem sabe o que aconteceu na igreja, quando Robert tentou mata-lo. Ele também não faz a menor ideia de quem ele de fato é, mas é perto do seu aniversário que ele começa a notar que ele tem mais habilidades que os outros meninos e por fim, entra em contato com sua verdadeira natureza.

Damien – Profecia II então, é quase um repeteco da obra original: toda e qualquer pessoa que descobre quem Damien realmente é ou que se coloca no seu caminho, acaba morta ou machucada e isso inclui até a sua família.

O livro não é nada original, já que repete a mesma forma do anterior e para o leitor, não existe quase mais nenhuma graça, uma vez que sabemos quem Damien é e qual é o mistério por trás de seu nascimento. Damien – Profecia II é uma continuação, por isso essas questões seriam naturais e é verdade que o livro retrata um período da vida do personagem em que ele ainda não tem muito poder, mas a obra poderia ser um pouco mais interessante se apresentasse uma dinâmica mais diversa.

Além disso, o livro perde a grande chance de mostrar Damien se descobrindo e evoluindo seus poderes, em uma fase da vida que é tão fértil quanto a adolescência.

Outro grande problema de Damien – Profecia II é que o livro é escrito quase em forma de roteiro, ele tem pouca descrição e as coisas acontecem rápido demais, não entramos na mente de nenhum personagem e mal sabemos o pensamento de Richard e Damien, que são, na teoria, os dois personagens principais da trama.

Nesse sentido, a leitura é relativamente rápida, já que não tem muita coisa para ler além de pouca narração e alguns diálogos, mas o livro é lento e repetitivo, o que não empolga o leitor. Por isso, mesmo curto Damien – Profecia II acaba sendo um livro chato e parado.

Damien – Profecia II é claramente uma tentativa de ganhar mais dinheiro a partir de uma obra de sucesso, que até poderia ser interessante, mas infelizmente, não aproveita uma série de chances e se torna chato e quase sem sentido.

Título no Brasil: Damien – Profecia II

Título original: Damien – Omen II

Autor: Joseph Howard

Tradução: A.B. Pinheiros de Lemos

Gênero: Terror, Thriller

Ano de lançamento: 1978

Editora: Record

Número de Páginas: 167

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s