“Myself, I thought about you the whole time, even when I wasn’t thinking about you. I thougth about you”.
“Eu pensei em você o tempo todo, mesmo quando eu não estava pensando em você. Eu pensei em você”. – Tradução livre por Fernanda Cavalcanti
Daniel Gluck é um homem de cento e um anos que vive em uma casa de repouso, ele recebe visitas de Elisabeth Demand, de trinta e dois anos, que foi vizinha de Daniel quando ela era criança.
Enquanto Elisabeth e Daniel restabelecem uma relação perdida, o livro volta no tempo para narrar como os dois se conheceram e se tornaram amigos.
Autumn acompanha dois personagens: Daniel e Elisabeth, mas boa parte do foco do livro é na história de Elisabeth. Ela é uma mulher de trinta e dois anos, que retoma contato com Daniel, um homem idoso, que foi vizinho dela na infância.
A partir disso, o livro volta no passado e conta como Daniel e Elisabeth se conheceram e como a relação dos dois se desenvolveu. A premissa de Autumn é bem interessante, especialmente porque ele aposta nessa relação incomum, que pode até soar problemática, mas que na realidade não é, e que funciona.
Mas Autumn demora muito para mostrar a que veio, ele passa boa parte do seu começo narrando a vida de Elisabeth, agora como adulta, e só depois entra na infância dela onde ela conheceu Daniel. Por isso, é um pouco difícil se conectar com Daniel e até com o relacionamento entre os dois personagens, que é o centro da trama.
O leitor, inclusive, não fica sabendo muita coisa sobre Daniel, talvez porque a própria Elisabeth não saiba.
Mas se a premissa do livro é interessante, a execução é um pouco tediosa. Autumn é uma obra sem muitas reviravoltas ou plot twists, ele basicamente descreve situações cotidianas e corriqueiras e embora tenha personagens bem escritos, eles transitam mais no terreno do realismo, assim como a trama do livro. Assim, é quase como se estivéssemos lendo um relato da vida de Elisabeth – que em muitos aspectos, é uma vida comum -, o que não é muito empolgante.
A leitura, embora um pouco parada, é rápida e o fato de o livro ser curto também ajuda.
Autumn parte de uma boa ideia e é um livro bem escrito, mas sua história não empolga e ele acaba se tornando tedioso.
Título original: Autumn
Autora: Ali Smith
Gênero: Contemporâneo
Ano de lançamento: 2016
Editora: Pantheon
Número de Páginas: 272