livros, Sem categoria

Malibu Renasce, Taylor Jenkins Reid

“ ‘Nossos pais vivem dentro de nós, fazendo parte de nossa vida ou não’, Hud pensou. ‘Eles se expressam através de nós na maneira como seguramos uma caneta ou encolhemos os ombros, a forma como erguemos as sobrancelhas. Essa herança está no nosso sangue.’ Essa ideia o deixava apavorado”.

Todo ano, os irmãos Riva – Nina, Jay, Hud e Kit – fazem uma festa em sua mansão que para a cidade de Malibu. O evento de 1983 promete ser ainda mais estrondoso: Nina acabou de terminar seu casamento com o tenista Brandon, Jay está prestes a comunicar aos seus irmãos uma decisão que mudará sua vida, Hud está namorando a ex-namorada de Jay, mas ainda não contou isso para ninguém e Kit espera dar seu primeiro beijo na festa.

Enquanto os quatro se preparam para a festa, eles pensam em seu pai, Mick Riva, um cantor que os abandonou quando eles ainda eram crianças, e como eles chegaram aonde estão.

O tema principal de Malibu Renasce é a festa que os irmãos Riva dão todos os anos, e a festa de 1983 é o grande clímax do livro. Mas para que cheguemos a esse ponto, a obra se foca não só nos quatro irmãos, como também nos seus pais e em pessoas que se relacionam com eles. Malibu Renasce vai e volta no tempo para recontar todas essas histórias.

O livro também segue o ponto de vista de cada um dos personagens, e embora seja sempre narrado em terceira pessoa, tem um narrador que tem acesso a praticamente todos os pensamentos dessas pessoas. É assim que o leitor se aproxima dos irmãos Riva e eventualmente, de outras pessoas que também ganham destaque. Malibu Renasce não só tem capítulos próprios de cada um dos irmãos, como também conta como Mick e June, os pais de Nina, Jay e Kit – Hud é filho só de Mick, mas foi criado por June – se conheceram, começaram a namorar, se casaram e tiveram seus filhos.

A parte que conta a história de June e Mick, que remonta aos anos 50, é inclusive mais interessante do que a trama envolvendo os irmãos, também porque retrata o começo da família e os nascimentos e infâncias de Nina, Jay, Hud e Kit.

Como o livro mergulha bem a fundo no ponto de vista de cada um dos seus personagens, o leitor tem a sensação de que conhece cada um deles muito bem e sabe todos os segredos de cada um deles. Aliais, a personalidade diversa de cada um dos irmãos é um dos pontos mais importantes de Malibu Renasce. Nina, por exemplo, é a irmã mais velha e se sente responsável pelos outros três, e por isso, faz pouco por ela mesma, enquanto Jay e Hud são extremamente unidos, por isso, o romance de Hud e Ashley, a ex-namorada de Jay, representa um problema.

Já Kit é uma das poucas personagens a qual não temos acesso completamente, embora existam capítulos narrados do ponto de vista dela, ela ainda guarda alguns segredos, que vão sendo descobertos com o tempo.

A união dos irmãos, que cuidam um do outro desde pequenos, também é bem relevante na trama, porque acreditamos naquela história e acreditamos em várias situações que são apresentadas, que só fariam sentido se essa conexão entre eles fosse justificada e muito forte, o que é o caso.

É claro que Malibu Renasce tem personagens muito bem construídos, de quem sabemos muitos detalhes e características, mas a história em si não é muito movimentada. Tirando as partes que voltam no passado e que contam como a família se criou, pouca coisa acontece e o livro passa bastante tempo narrando os preparativos da festa e o que acontece no dia do evento.

Malibu Renasce não é um livro ruim, ele tem bons personagens e uma trama até relativamente interessante, a questão é que a história é meio parada – ainda que a leitura seja bem rápida e nada monótona – e que pouca coisa acontece. A obra passa boa parte de seu tempo construindo a trama para o clímax, que é a festa, mas na realidade, Malibu Renasce narra situações que são bem comuns e quase do dia a dia.

No entanto, a leitura do livro é rápida, e ele tem seus bons momentos. Malibu Renasce não é um livro excepcional, mas é divertido e de certa maneira, cumpre seu papel, mesmo sem muitas reviravoltas e com uma trama meio doméstica.

Título no Brasil: Malibu Renasce

Título original: Malibu Rising

Autora: Taylor Jenkins Reid

Tradução: Alexandre Boide

Gênero: Contemporâneo

Ano de lançamento: 2021

Editora: Paralela

Número de Páginas: 360

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Malibu Renasce, Taylor Jenkins Reid”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s