Crime real, livros

Lady Killers Profile: Belle Gunness, Harold Schechter

Lady Killers Profile: Belle Gunness é uma análise da vida e dos crimes de Belle Gunness, serial killer americana, que ficou conhecida como Lady Barba Azul.

Belle Gunness nasceu em 1859, na Noruega, mas migrou para os Estados Unidos para viver com a irmã, ainda bem nova. No país, Belle logo começou a apresentar uma série de comportamentos estranhos, como por exemplo, aparecer com crianças pequenas que ela dizia serem seus filhos, mesmo ninguém nunca a tendo visto grávida.

Em 1900, o primeiro marido de Belle, Mads Ditlev Anton Sorenson, morreu e o primeiro médico que o analisou disse que ele tinha sido envenenado, mas o médico da família disse que ele tinha problemas de coração, então, a morte não foi considerada suspeita. Belle mudou de Chicago e a partir daí, a vida dela é repleta de mistérios e cercada de desaparecimentos.

 Entre os anos de 1902 e 1908, Belle trocou cartas com uma série de homens, lhes prometendo casamento, desde que eles fossem viver na fazenda dela, todos os homens que informavam suas famílias que se casariam com a viúva, no entanto, desapareciam sem deixar vestígios.

A história de Gunness é muito interessante principalmente porque é muito misteriosa, ninguém sabe, por exemplo, quando exatamente a mulher morreu, já que a casa dela pegou fogo e foram encontrados quatro corpos – supostamente de Belle e de seus três filhos -, mas ninguém nunca conseguiu comprovar que o corpo encontrado na casa era o de Belle. Como ela viveu a muito tempo e seus crimes se deram nos anos 1900, não se sabe muita coisa e a polícia nem tinha tanta técnica quanto tem hoje em dia.

Outra coisa que chama atenção é o fato de Gunness ser uma mulher, uma vez que são pouquíssimos os casos de mulheres serial killers. Essa é uma questão que é, inclusive, abordada no livro, já que os contemporâneos de Gunness simplesmente não conseguem compreender que uma mulher possa ser tão cruel e Lady Killers Profile: Belle Gunness tem uma série de relatórios da época, extremamente machistas, que questionam como uma mulher, que supostamente deveria ser delicada, doce e ter instintos maternos, poderia se comportar da maneira que Gunness se comportou.

Lady Killers Profile: Belle Gunness é bem cuidadoso em explanar a vida e os crimes de Gunness, apesar de ser difícil coletar todas as informações que dizem respeito tanto a Gunness, quanto aos crimes que ela cometeu, Harold Schechter também dá algumas opiniões sobre a personalidade de Gunness, embora nada seja muito profundo, uma vez que na época em que os crimes ocorreram não se falava nem em serial killers, muito menos em perfis criminais. Talvez por isso, o livro não foque tanto nos crimes e sim na biografia de Gunness, para quem se interessa por uma análise mais profunda, por exemplo, o livro pode ser um pouco decepcionante.

Mas é importante ressaltar que Lady Killers Profile: Belle Gunness é uma obra muito bom, que aborda um tema sobre os quais não existem muitos livros. Ele também é bem interessante para quem ainda não conhece tanto sobre o assunto e está se aventurando pela primeira vez no gênero dos crimes reais.

A leitura de Lady Killers Profile: Belle Gunness é bem instigante, o livro tem bastante informação, ainda que não consiga cobrir todas as lacunas que são abertas – o que é comum quando falamos de crimes reais -, ele pode se tornar um pouco maçante quanto retrata tribunais e julgamentos, que são questões menos interessantes do que uma investigação. O livro não é curto, mas ele prende o leitor e é fácil lê-lo rápido.

Lady Killers Profile: Belle Gunness é bem escrito, ainda que não retrate uma investigação tão interessante assim, e pode ser uma boa pedida para os leitores não tão acostumados ao gênero.

Título no Brasil: Lady Killers Profile: Belle Gunness

Título original: Hell’s Princess

Autor: Harold Schechter

Tradução: Letícia Ribeiro Carvalho

Gênero: Crime real, Não Ficção

Ano de lançamento: 2018

Editora: Darkside Books

Número de Páginas: 320

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s