Listas

Por Que Não Pediram A Evans?, Agatha Christie

Enquanto joga golfe com um amigo, Bobby Jones encontra um homem deitado embaixo do penhasco, ele supõe que o homem caiu devido a neblina do lugar, e tenta socorrê-lo. O homem morre, mas antes disso fala “Por que não pediram a Evans?”, o que deixa Bobby cismado, ele também encontra a foto de uma mulher no bolso do homem.

A polícia não acredita que houve crime, então Bobby logo esquece o que aconteceu, até que ele próprio sofre um atentado e influenciado por sua amiga, Frankie, passa a acreditar que a morte do homem no campo de golfe e o que aconteceu com ele estão conectados. Ele e Frankie resolvem investigar e resolver esse enigma.

Por Que Não Pediram A Evans? é, em muitos sentidos, um livro bem típico de Agatha Christie, mas ainda assim, tem algumas inovações. A trama segue Bobby Jones, que encontra um homem à beira da morte em um campo de golfe, a princípio, ele não acredita que tenha nada demais nisso e que o homem provavelmente se acidentou, mas uma série de fatos estranhos fazem com que Bobby mude de ideia e perceba que tem algo mais sinistro por trás da morte do homem.

A partir daí, Bobby e sua amiga, Frankie, resolvem investigar não só a morte do homem no campo de golfe, como também o atentado que Bobby sofreu e o leitor, junto com esses personagens, é exposto a uma série de pistas, algumas enganosas e outras verdadeiras.

O suspense e a investigação que Bobby e Frankie fazem são bem típicos dos livros de Christie, mas Por Que Não Pediram A Evans? foge daquela ideia muito comum nos livros da autora, onde todos os personagens estão presos em um lugar e correm perigo, ao mesmo tempo que não sabem qual deles é o assassino.

Por Que Não Pediram A Evans? até acrescenta alguns elementos bem interessantes no jogo, como por exemplo, o fato do homem que está morrendo falar uma frase estranha, que chama a atenção do protagonista ou a foto que ele guarda no bolso.

É importante dizer que, como vários livros da autora, Por Que Não Pediram A Evans? tem uma trama muito bem amarrada, o leitor que segue a investigação consegue compreender o que se passa, embora não consiga necessariamente desvendar o crime, e o final prova que tudo no livro é muito bem pensado e bem-feito. Por outro lado, a história é simples e pode desagradar quem já leu outros livros de suspense e policiais.

A leitura de Por Que Não Pediram A Evans? é rápida e fácil, embora o livro tenha momentos um pouco mais parados, que não prejudicam a obra de maneira geral. Os personagens do livro também são bem escritos e carismáticos, o que faz com que o leitor goste deles e queira acompanhá-los, a insinuação de que pode existir algum tipo de atração entre Bobby e Frankie, mesmo que em vários momentos, eles se interessem por outras pessoas, também é instigante, embora a relação não seja muito bem desenvolvida e apareça mais como pano de fundo.

Por Que Não Pediram A Evans? é um livro com um mistério bem amarrado e bem pensado, ainda que simples, que com certeza vai agradar aos fãs da autora.

Título no Brasil: Por Que Não Pediram A Evans?

Título original: Why Didn’t They Ask Evans?

Autora: Agatha Christie

Tradução: Erico Assis

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 1934

Editora: HarperCollins

Número de Páginas: 256

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s