Adaptações, filmes

Filme: O Segredo de Jekyll e Hyde, 2021

Depois que Henry Jekyll (Michael McKell) é acusado de assassinato, seu amigo Gabriel Utterson (Tom Hendryk) sem acreditar que isso possa ser verdade, resolve fazer sua própria investigação.
Através dos diários e cartas de Jekyll, ele descobre um segredo ainda mais terrível sobre seu amigo.
O Segredo de Jekyll e Hyde é inspirado no livro O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.


O Segredo de Jekyll e Hyde começa de maneira bem fiel ao livro que o inspirou: conhecemos a história de Henry Jekyll através das cartas e diários do mesmo, o livro é um grande flashback, onde Jekyll conta tudo que aconteceu para levá-lo onde está e o filme se sai bem nesse aspecto.
O filme começa quando Gabriel Utterson, grande amigo de Jekyll, que conhece sua reputação ilibada, fica sabendo que Jekyll está sendo acusado de cometer um homicídio, Utterson naturalmente não acredita nisso e resolve investigar para provar que o amigo é inocente, até esse momento não vemos qualquer sinal de Jekyll, que aparentemente está desparecido.
Conforme Utterson lê os diários e as cartas de Jekyll, o longa joga seus telespectadores em uma série de flashbacks, que pretendem explicar o que realmente aconteceu. Até boa parte do filme O Segredo de Jekyll e Hyde se mantém fiel a obra de Stevenson e até prende a atenção do telespectador, mas depois de um tempo, tudo vai por água abaixo.
O livro O Médico e o Monstro é extremamente conhecido, assim como também o é a trama do livro, hoje em dia, o final é surpresa para poucas pessoas, por isso, assistir um filme inspirado na obra pode soar um pouco repetitivo, ainda que exista um grande potencial na história e que o livro seja um dos clássicos da literatura de terror. Parece até natural que suas adaptações queiram fazer algo diferente, mas isso nem sempre é uma coisa boa.


O Segredo de Jekyll e Hyde é um filme que começa muito fiel a obra e que durante um tempo, apresenta algumas pequenas mudanças, mas ainda mantém o mesmo espírito do livro de Stevenson e podem ser relevadas, mas é claro que ele tenta inovar o desfecho da história e é aí que o longa se perde totalmente.
A trama que é apresentada aqui não só não tem absolutamente nada a ver com o livro, como também soa absurda, já que não podemos nem dizer que O Segredo de Jekyll e Hyde é um bom filme. A impressão que se tem é que na tentativa de inovar, o roteiro foi feito com muitos plots twists e muitas reviravoltas que não fazem sentido e que não combinam com a mensagem que o livro passa.
É importante lembrar que embora tenha ares de lenda e soe como uma história universal, O Médico e o Monstro realmente é baseado em um livro, então, existe uma história original e é justo que se cobre fidelidade de uma adaptação. Claro que uma adaptação pode ser um bom filme, mas não necessariamente uma boa adaptação, mas não é o que acontece aqui, O Segredo de Jekyll e Hyde dificilmente vai agradar os fãs da obra de Stevenson ou o telespectador que nem leu o livro.


Em relação aos seus aspectos técnicos, O Segredo de Jekyll e Hyde é um filme bem mediano. Ele é bem caracterizado, as roupas e os cenários de fato parecem fazer parte da época em que o filme se passa, mas nada chama a atenção especialmente.
É o mesmo que acontece com a fotografia e as atuações, tudo é bem dentro dos conformes, não estragam a experiência, mas também não a engrandecem.
O Segredo de Jekyll e Hyde também é um filme um tanto quanto lento, como o é o livro, mas isso não faz dele chato, ele prende a atenção do telespectador por bastante tempo e só peca nas mudanças drásticas da história original, que não fazem sentido e não agradam.
Embora comece bem O Segredo de Jekyll e Hyde tenta tanto inovar que entrega um filme que não captura o espírito da obra original e nem consegue se passar por um bom filme original.

Título no Brasil: O Segredo de Jekyll e Hyde

Título original: Jekyll and Hyde

Direção: Steve Lawson

Gênero: Terror, Suspense

Ano: 2021

Duração: 1h 25 min

Elenco: Michael McKell, Tom Hendryk, Helen Crevel, Mark Topping, Francesca Louise White

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s