livros

Matéria Escura, Blake Crouch

“Não há avisos quando tudo está prestes a mudar e ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso o que torna a tragédia tão trágica. Não é apenas o que acontece, mas como acontece: um soco que vem do nada quando você menos espera. Não dá tempo de se esquivar ou se proteger”.

Jason Dessen é um professor universitário, que vive com sua esposa, Daniela e o filho deles, Charlie. É claro que ele questiona as escolhas que tomou, mas é feliz com a vida que tem.

Um dia, quando ele está voltando para a casa, ele é sequestrado e drogado. Quando ele acorda, dentro de um prédio, ele já não tem mais a mesma vida: Daniela está casada com outro homem e Charlie nunca nasceu, Jason, por outro lado é um gênio da física quântica.

Agora Jason precisa descobrir como voltar para a sua família.

Matéria Escura acompanha um homem que não é tão comum desde o princípio, Jason Dessen sempre teve potencial para ser um gênio da física, mas ele preferiu se casar e formar uma família e parece feliz com a sua vida.

Até que, voltando de uma festa, ele é sequestrado e dopado, quando ele acorda, sua vida é outra e só ele parece se lembrar de seu antigo emprego, de Daniela e de Charlie.

É até um pouco difícil falar sobre Matéria Escura sem soltar algum spoiler que estrague a leitura, isso porque logo no começo da história, o leitor já é exposto a um grande segredo que movimenta a trama toda. Mas de uma maneira geral, Matéria Escura fala sobre as escolhas que fazemos e como isso eventualmente pode alterar completamente nossa vida.

O que temos aqui é um homem que optou por dar prioridade a sua vida pessoal ao invés de sua carreira, que tinha um enorme potencial. Jason, às vezes pensa sobre a vida profissional que ele poderia ter tido, mas não teve, mas não está arrependido de sua escolha. Quando ele é sequestrado, ele acorda em uma realidade onde seu trabalho é reconhecido, mas onde Daniela não é sua esposa e onde Charlie não existe.

Jason tem a chance de ver como a sua vida seria se ele tivesse feito essas opções, mas ele fica quase que imediatamente perturbado, porque sente falta da esposa e do filho. É até compreensível que Jason sinta falta da família, mesmo porque a ideia de Matéria Escura parece ser provar que a família é mais importante que a carreira, pelo menos no caso do protagonista, mas seria interessante se ele, pelo menos, aproveitasse um pouquinho essa sua nova vida antes de notar que prefere Daniela e Charlie a carreira de físico quântico, mesmo porque antes de mudar de vida, Jason se questiona sobre isso.

Matéria Escura vira uma espécie de thriller de maneira rápida, e acompanhamos Jason e Amanda, uma empregada da empresa onde o Jason bem-sucedido trabalha, enquanto eles tentam retomar suas vidas originais. A ideia é bem instigante, porque essa trama fala sobre questões bem humanas, já que todas as pessoas do mundo se questionam sobre as escolhas que fizeram, mas depois de um tempo, as tentativas dos personagens de retornarem se tornam um pouco repetitivas, isso porque o leitor já sabe como o processo funciona e também já sabe mais ou menos o que vai acontecer, ainda que o autor proponha uma mudança aqui ou ali.

Matéria Escura não é um livro ruim, ele é bem escrito e as primeiras páginas fluem de maneira rápida, o problema é que ele se torna cansativo com o tempo, porque sua fórmula é a mesma para quase todas as situações que são apresentadas.

Ainda assim, Matéria Escura é um bom entretenimento, que tem potencial.

A leitura é rápida, embora dê umas travadas mais para o final, e prazerosa por bastante tempo.

Matéria Escura é um livro diferente, com uma premissa inovadora, mas que pode se tornar cansativo depois de um tempo de leitura.

Título no Brasil: Matéria Escura

Título original: Dark Matter

Autor: Blake Crouch

Tradução: Alexandre Raposo

Gênero: Fantasia, Horror e Ficção Científica

Ano de lançamento: 2016

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 352

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s