livros

Amor & Gelato, Jenna Evans Welch

Depois da morte da mãe, Lina viaja para a Itália para encontrar o pai que ela nunca conheceu. Sem muito interesse no homem, que ela acredita que a abandonou por dezesseis anos, Lina faz a viagem forçada, porque prometeu para sua mãe.

Mas uma vez lá, ela descobre um diário que sua mãe escreveu, onde ela conta tudo que aconteceu no verão que ela própria passou na Itália e engravidou de Lina. Ao mesmo tempo, ela conhece Ren, um garoto da vizinhança de quem ela fica amiga e Thomas, por quem ela se interessa.

Lina então, resolve ficar e com a ajuda de Ren descobrir o segredo que sua mãe guardou a vida toda.

Embora geralmente não exista a classificação “comédia romântica” para livros, é exatamente nesse gênero que Amor & Gelato se encaixa, mais do que isso, ele lembra muito aqueles filmes em que uma personagem desiludida faz uma viagem que a transforma de todas as maneiras possíveis.

A protagonista de Amor & Gelato é Lina, uma adolescente de dezesseis anos, que acabou de perder a mãe e nunca conheceu seu pai. Durante a doença da mãe, ela prometeu que iria a Itália, onde sua mãe passou um tempo, para conhecer seu pai e é isso que ela faz.

Chegando na Itália, ela conhece Howard, que não se apresenta como seu pai, mas que a coloca para morar na casa dele, que é no meio de um cemitério da segunda guerra mundial e também recebe um diário que sua mãe escreveu na época em que viveu nesse mesmo lugar.

Amor & Gelato então, se passa em dois tempos, o primeiro são os dias de hoje, em que Lina visita a Itália, faz novas amizades e conhece novas pessoas e o segundo é o diário da mãe de Lina, que narra o que aconteceu a dezesseis anos atrás, antes de Lina nascer.

O livro tem uma espécie de suspense, afinal, o leitor percebe que a história que a mãe, a avó e Howard contaram para Lina tem alguns furos e que existe um segredo maior por trás disso, mas não é nada surpreende ou que não seja possível prever. Ao mesmo tempo, Amor & Gelato é quase um livro viagem, onde quem está lendo também conhece os pontos turísticos que Lina e Ren visitam e aprende algumas curiosidades e informações sobre a Itália.

Por outro lado, o livro gosta de bater em alguns clichês que geralmente são ligadas a Itália, como por exemplo, quando qualquer personagem comenta que os italianos falam alto e gesticulando muito, ou todas as diversas vezes em que Lina deixa claro que a comida que está comendo – seja qual for – é a melhor que ela já comeu na vida, já que a Itália é conhecida e elogiada por sua gastronomia.

Amor & Gelato também é um livro fácil de prever, porque ele segue uma linha bem comum presente em uma série de comédias românticas e romances. Lina chega na Itália, muda sua perspectiva sobre a vida, conhece um rapaz que ela acha lindo, mas com quem ela não tem tanta intimidade, e outro de quem ela fica amiga, mas a princípio não sente atração, no entanto, o que vai acontecer a partir daí é um tanto quando óbvio.

Isso quer dizer que Amor & Gelato é um livro ruim? Não, ele entrega o que ele promete, que é uma história bobinha, mas simpática e bonitinha, que é um bom entretenimento cuja ideia é torcer para que Lina encontre o que procura e decida se ela quer ficar com Ren ou Thomas.

A leitura é bem rápida e fácil, o livro também é curto. A trama, embora bobinha, prende o leitor, que quer entender como tudo se desenrola.

Amor & Gelato é um livro simples e leve, que pode funcionar como uma boa diversão.

Título no Brasil: Amor & Gelato

Título original: Love & Gelato

Autora: Jenna Evans Welch

Tradução: Joana Faro

Gênero: Romance, Young Adult

Ano de lançamento: 2016

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 320

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Amor & Gelato, Jenna Evans Welch”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s