livros

Torto Arado, Itamar Vieira Junior

“Vi tanta crueldade ao longo do tempo, e mesmo calejada me comovo ao ver os homens derramando sangue para destruir sonhos”.

As irmãs Bibiana e Belonísia moram no sertão da Bahia, com seus pais, que trabalham em uma fazenda a qual não tem direito, elas são descendentes de escravos que ainda vivem praticamente como se a abolição não tivesse existido. Quando crianças, mexendo em uma mala velha que pertenceu a avó, as duas encontram uma faca, e Belonísia corta a própria língua durante uma brincadeira, Bibiana então, passa a se comunicar pela irmã e as duas se tornam ainda mais inseparáveis.

Mas o tempo e as escolhas de vida das duas, as levam para caminhos separados e vidas diferentes.

Torto Arado tem duas protagonistas e é narrado de três pontos de vistas diferentes. Quando ele começa, a narradora, em primeira pessoa, é Bibiana, a irmã mais velha, que ficou responsável por se comunicar por sua irmã mais nova, Belonísia, e que narra o começo da história. Na segunda parte, quem narra, também em primeira pessoa, é Belonísia, que não fala desde que cortou sua língua quando era criança, ela narra o meio da história, que corresponde a vida adulta das duas. A terceira parte, no entanto, é narrada em primeira pessoa por uma entidade, que acompanha as duas irmãs e que sabe o que acontece com boa parte dos personagens.

O livro acompanha a vida dessas duas irmãs desde crianças, quando elas vivem com seus pais e irmãos mais novos, no sertão da Bahia, moram em terras que não estão no nome delas e trabalham para os donos do terreno. As duas são unidas desde o começo, mas o acidente, onde Belonísia corta a própria língua, faz com que Bibiana se torna uma espécie de intérprete da irmã, dando a entender que elas têm uma ligação especial e que se compreendem para além das palavras.

Mas é claro que a adolescência acaba separando as duas aos poucos, não só porque Bibiana começa a namorar o primo das duas, como também porque elas veem a vida de maneira muito diferente. Enquanto Belonísia está conformada com a vida que tem e aceita que tem que trabalhar quase como escrava, Bibiana sente que isso não é justo e busca uma vida melhor.

Torto Arado é a história dessas duas irmãs, como uma unidade só, que é o que acontece durante a infância delas, mas também delas separadas e a narração de Belonísia mostra isso, já que nessa parte do livro, Bibiana já vive com o marido em outra cidade e Belonísia mora com o seu marido ainda na cidade.

Mas para além disso, o livro é um mergulho nesse sertão profundo e na vida desses personagens que não são escravos, porque a escravidão já foi abolida, mas ainda vivem como seus ancestrais e cuidam de terras que não são deles e sobre a qual eles não têm qualquer direito. O livro aborda uma série de injustiças, que perpassam não só a raça e a classe social, como também o gênero, mas também mostra como as pessoas que sofrem a injustiça e o preconceito reagem, seja como Belonísia, que se conforma, seja como Bibiana, que quer lutar por mudanças.  

As protagonistas de Torto Arado são Bibiana e Belonísia, mas a história das duas é uma maneira de retratar esse povo e essa região e o que eles enfrentam.

A escrita de Itamar Vieira Junior é competente e muito bonita, o livro é extremamente poético, e embora ele narre vidas relativamente comuns, com um outro acontecimento extraordinário, ele prende o leitor rapidamente, seja na história das duas irmãs, seja na vontade de conhecer aquelas vidas. Torto Arado também é um livro curto, por isso, a leitura é rápida e muito prazerosa, ainda que triste e perturbadora em alguns momentos.

Torto Arado é sem dúvida nenhuma, um trabalho magnifico, que não só se sai bem na sua linguagem e na sua trama, como também apresenta para o resto do país um Brasil pouco conhecido e que raramente tem o protagonismo.

Título no Brasil: Torto Arado

Título original: Torto Arado

Autor: Itamar Vieira Junior

Gênero: Contemporâneo, Drama

Ano de lançamento: 2019

Editora: Todavia

Número de Páginas: 264

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s