livros, Quadrinhos

Heartstopper: Volume 2, Alice Oseman

Depois de se beijarem em uma festa, as coisas entre Charlie e Nick ficam estranhas. O primeiro tem certeza de que aborreceu Nick e que a amizade acabou e o segundo começa a se questionar, já que sempre gostou de meninas, mas que agora está se apaixonando por Charlie.

Enquanto a relação dos dois se desenvolve e eles ficam mais próximos, Nick tenta entender sua própria sexualidade.

Heartstopper: Volume 2 é a continuação de Heartstopper: Volume 1.

Se o primeiro volume da graphic novel de Alice Oseman é mais focado em Charlie e na sua paixão por Nick, o segundo volume se concentra em Nick, que sempre se considerou heterossexual, mas que está cada vez mais interessado em Charlie.

Heartstopper: Volume 2 começa quase que logo depois que o seu volume anterior acabou, depois que Charlie e Nick se beijaram em uma festa, mas não conseguiram lidar com isso e acabaram os dois confusos, sem se falarem. Charlie acha que estragou tudo, afinal, Nick é heterossexual e foi Charlie quem tomou a iniciativa do beijo, e Nick não consegue entender o que se passa com ele, até que os dois conversam e se declaram um para o outro.

Nesse sentido, o segundo volume da série é um livro que mostra a análise e a descoberta de Nick em relação a sua própria sexualidade, o que é um caminho interessante, já que bissexuais raramente são retratados na mídia e quando isso acontece, são geralmente estereótipos de maneira negativa. Heartstopper: Volume 2 não só tem esse retrato realista de Nick, como também mostra ele se descobrindo, ainda que de maneira bem rápida, o que pode gerar identificação.

É claro que o leitor já imagina que Nick seja bissexual, porque esse assunto vem à tona no primeiro volume e porque o personagem comenta que já se interessou por garotas e é óbvio que Nick agora está interessado em Charlie.

Ao mesmo tempo, a graphic novel segue o romance dos dois, que agora está mais firme e que os dois já chamam de namoro, embora não queiram contar para ninguém ainda, afinal, Nick não está assumido. Como acontece no primeiro volume, a relação de Charlie e Nick é fofinha e é impossível não gostar e não torcer pelo casal.

Mais uma vez, Heartstopper: Volume 2 retrata um primeiro amor e por acaso, a relação é entre dois garotos, mas é tudo muito delicado e leve. Embora esse volume seja focado na descoberta de Nick, a questão aqui parece ser retratar esse relacionamento quase idílico, temas como homofobia, violência e bullying surgem, mas ficam sempre em segundo plano.  

Esse volume também se preocupa em mostrar a relação de Nick com sua mãe, e de Charlie com sua irmã mais velha, Tori, e um pouco da vida dos amigos de Charlie, já que os amigos de Nick não sabem o que está acontecendo e se comportam de maneira meio babaca às vezes. Entre os amigos de Charlie tem uma personagem transgênera que acabou de passar pela transição.

Além disso, o livro também tem uma história brinde, que retrata o romance entre Tara e Darcy, duas amigas de Nick. Heartstopper: Volume 2 então, cobre boa parte da sigla LGBTQIA+, já que tem personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

As ilustrações, feitas pela própria Oseman, são lindas e ajudam o leitor se afeiçoar ainda mais por essa história. A leitura é rápida, muito divertida e muito bonitinha, a relação entre Charlie e Nick é tão fofinha que o leitor também se sente apaixonado pelos dois.

Heartstopper: Volume 2 retrata temas um pouco mais profundos que o seu volume anterior e fala sobre questões que devem ser debatidas, ainda que o destaque seja a relação de Charlie e Nick, o que também não é nenhum problema, já que é muito fácil torcer pelo casal.

Heartstopper: Volume 2 é tão bom quanto o primeiro volume da série de Alice Oseman e acrescenta temas importantes a uma história fofinha, que faz o leitor se suspirar.  

Título no Brasil: Heartstopper: Volume 2

Título original: Heartstopper: Volume Two

Autora: Alice Oseman

Ilustradora: Alice Oseman

Gênero: Graphic Novel, Romance, LGBTQIA+

Ano de lançamento: 2019

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 320

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

2 comentários em “Heartstopper: Volume 2, Alice Oseman”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s