livros, Quadrinhos

Heartstopper: Volume 3, Alice Oseman

“Existe essa ideia de que se você não é hetero, você tem que contar a sua família e amigos imediatamente, tipo, como se você devesse isso a eles. Mas não. Você não tem que fazer nada até se sentir pronto”.

Charlie e Nick já são namorados, mas ainda não sabem como contar isso para as pessoas, inclusive, para seus amigos próximos. A escola dos dois, no entanto, vai fazer uma viagem para Paris e os dois vão ter que conviver juntos e pensar se e como vão se assumir para as pessoas mais próximas.

Heartstopper: Volume 3 é o terceiro volume da série e é precedido por Heartstopper: Volume 1 e Heartstopper: Volume 2.

É óbvio que boa parte da graça do terceiro volume de Heartstopper é acompanhar a relação de Charlie e Nick e descobrir como ela vai se desenvolver, já que no primeiro volume eles se conheceram e ficaram amigos e no segundo começaram uma relação não tão explicita. Aqui os dois garotos já são oficialmente namorados, mas o relacionamento ainda é um segredo para os amigos próximos dos dois e claro, para os outros colegas de classe.

Mas a viagem para Paris vai acabar mudando isso, já que Charlie e Nick vão passar dias juntos e até dividir o mesmo quarto – com mais dois garotos – e que vai ser difícil para os dois disfarçarem uma relação que é tão recente.

Boa parte de Heartstopper: Volume 3 se passa durante a viagem, e acompanhamos os personagens não só fazendo turismo por Paris, mas também a relação dos dois se desenvolvendo, o que é bem legal. O livro segue a mesma lógica que seus antecessores, o casal é muito fofinho e é claro que o leitor que já está no terceiro volume da série, quer ler mais sobre os dois e é isso que recebemos.

Esse volume tem discussões um pouco mais sérias para além de se apaixonar, se declarar e começar uma relação, os dois discutem assuntos mais profundos, sobre o futuro e sobre questões como sexo, distúrbios alimentares e comportamentos destrutivos, o que mostra que talvez a ideia da autora seja que seus personagens cresçam junto com os leitores, uma vez que essa é uma série voltada para o público adolescente. Mas de uma maneira geral, o casal ainda é bem idealizado – mas nem por isso não é realista – e tem seus momentos românticos, que é certamente o que atrai os fãs.

Para além de Charlie e Nick, Heartstopper: Volume 3 fala um pouco mais sobre alguns dos amigos e dos colegas dos dois protagonistas. Tao e Elle, que estão flertando desde o primeiro livro, também dão mais um passo na relação, e Tara e Darcy contam um pouco mais sobre o relacionamento das duas. A graphic novel também se preocupa em falar sobre os dois professores que estão acompanhando a turma em Paris, o que dá um tom ainda mais adulto para esse volume, já que até aqui lemos somente sobre romances entre adolescentes.

O grande mote de Heartstopper é a relação entre Charlie e Nick, que é muito bonitinha desde o começo, de uma forma geral, o relacionamento entre os dois meninos não é muito diferente de qualquer história de primeiro amor, real ou ficcional, mas a autora retrata de uma maneira fofa, que faz com que os leitores também se apaixonem pelos dois personagens e passem a torcer pelo casal. Também é claro, é interessante acompanhar as descobertas dos dois, especialmente de Nick, que fala com mais frequência sobre sua sexualidade.

A leitura de Heartstopper: Volume 3 é muito rápida, como acontece com todos os volumes da série, isso porque a leitura de graphic novels, de uma maneira geral, costuma ser mais rápida, mas também porque a história é muito bonitinha e é difícil largar o livro. As ilustrações, feitas pela própria Alice Oseman, são lindas e nos fazem mergulhar ainda mais na trama.

Heartstopper: Volume 3 faz sentido dentro da série Heartstopper e embora trate de temas um pouco mais adultos, vai agradar os fãs da graphic novel que acompanham Charlie e Nick desde o primeiro volume.

Título no Brasil: Heartstopper: Volume 3

Título original: Heartstopper: Volume Three

Autora: Alice Oseman

Ilustradora: Alice Oseman

Gênero: Graphic Novel, Romance, LGBTQIA+

Ano de lançamento: 2020

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 384

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s