Adaptações, filmes

Filme: Amor & Gelato, 2022

Lina (Susanna Skaggs) viaja para a Itália para realizar o último desejo de sua mãe, que queria que ela conhecesse seu pai. Lá ela vai ficar na casa de Howard (Owen McDonnell), um amigo de sua mãe da época que ela mesma estudava na Itália.

Quando ela recebe o diário de sua mãe, onde tem detalhes sobre quem poderia ser o seu pai, Lina resolve pesquisar até encontrar o homem e para isso conta com a ajuda de Ren (Tobia De Angelis), um novo amigo.

Amor & Gelato é inspirado no livro de mesmo nome de Jenna Evans Welch.

Amor & Gelato até começa de maneira bem parecida com a obra que o inspirou, a premissa é mais ou menos a mesma. Aqui acompanhamos Lina, que acabou de perder a mãe e que antes da faculdade resolve que vai realizar o último desejo de sua mãe: ir a Itália, para encontrar seu pai, que ela nunca conheceu e nem sabe quem é.

Na Itália, no entanto, ela se depara com o diário de sua mãe, escrito na época que a mulher viveu na Itália e que coincide com o ano em que Lina foi concebida, e, portanto, pode ser uma boa forma dela finalmente descobrir quem é o pai dela. O diário é dúbio e Lina descobre que sua mãe estava apaixonada por dois homens na época, o que a mantém em dúvida em relação a identidade do pai.

Em relação a vida pessoal de Lina, acompanhamos ela enquanto ela conhece a Itália, alguns de seus pontos turísticos e sua culinária – o filme foca especialmente nessa questão – e ela conhece dois garotos: Ren, um amigo simpático que está disposto a ajudá-la a encontrar seu pai e Alessandro (Saul Nanni), por quem ela se apaixona.

Não é muito difícil prever o que vai acontecer a partir daí: como sua mãe, Lina também vai se ver em um triangulo amoroso, ao mesmo tempo, que investiga a vida romântica de sua mãe.

O que acontece no filme é que ele muda demais aspectos do livro, a princípio essas mudanças parecem só detalhes, que não fazem tanta diferença e que o telespectador pode imaginar que foram modificados por algum aspecto cinematográfico, mas com o tempo, as mudanças vão ficando cada vez maiores, chegando ao ponto de mudar trechos grandes e relevantes do livro. Não existe nenhum problema em fazer esse tipo de adaptação, afinal, estamos acompanhando duas obras diferentes, o que acontece é que Amor & Gelato não é uma adaptação fiel.

E na realidade, essas mudanças são um tanto quanto incompreensíveis, porque o livro, por si só, já parece demais com um filme de comédia romântica, esse gênero exerce uma grande influência na obra de Jenny Evans Welch, então, o mais lógico seria simplesmente seguir o que está no livro.

De uma maneira geral, o longa é bobinho, assim como o livro o é e como são boa parte das comédias românticas. Amor & Gelato até tenta explorar os sonhos e as profissões de seus personagens, mas tudo soa meio sem sentido.

O cenário de Amor & Gelato é muito bonito e o filme usa bastante de cores bem fortes, que chamam a atenção, mas ele tem atuações medianas e os atores têm pouca química, o que atrapalha o resultado.

O problema de Amor & Gelato é que ele não é uma boa adaptação, já que muda coisas do livro que não precisavam ser mudadas, e também não é um bom filme, porque é meio sem graça.

Amor & Gelato muito possivelmente não vai agradar os fãs da obra original e nem vai chamar a atenção de quem não leu o livro.

Título no Brasil: Amor & Gelato

Título original: Love & Gelato

Direção: Brandon Camp

Gênero: Comédia, Drama, Romance

Ano: 2022

Duração: 1h 50min

Elenco: Susanna Skaggs, Valentina Lodovini, Saul Nanni, Tobia De Angelis, Owen McDonnell

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s