livros

A Batalha do Labirinto, Rick Riordan

“A genialidade não é desculpa para o mal, Percy”.

Cronos, o senhor dos Titãs, planeja tomar o poder do mundo dos deuses e para tal, está planejando uma guerra contra eles, os semideuses e todas as outras criaturas míticas. Até o Acampamento meio-sangue deixa de ser seguro e Percy Jackson, Tyson, Annabeth Chase e Grover Underwood recebem a missão de entrar no labirinto de Dédalo para tentar impedir Cronos.

O problema é que o local é uma armadilha e eles não tem certeza se conseguirão sair dele vivos.

A Batalha do Labirinto é o quarto volume da série Percy Jackson e os Olimpianos.

A Batalha do Labirinto já começa de maneira frenética, quando Percy, em uma nova escola, encontra com empousais disfarçadas de chefe de torcida, e que tentam devorá-lo. Depois disso, quando ele já está mais uma vez no Acampamento Meio-Sangue, onde os filhos de deuses com mortais passam as férias, ele descobre que o local não é mais seguro e que uma guerra se aproxima, Cronos deseja tomar conta do mundo dos deuses e não vai medir esforços para conseguir o que quer. Percy e seus amigos precisam fazer de tudo para impedir que isso aconteça.

O quarto livro não é muito diferente dos seus antecessores, mais uma vez Percy tem um problema para resolver e para isso precisa se arriscar de alguma maneira, enquanto encontra as mais variadas criaturas da mitologia grega, a diferença é que ao longo dos livros os perigosos vão se tornando cada vez maiores e potencialmente mortais. A Batalha do Labirinto é essencialmente um livro de aventura, onde acompanhamos Percy no labirinto.

É importante ressaltar que a série Percy Jackson e os Olimpianos é uma série infanto-juvenil e que portanto, fala com esse público, os personagens são, em sua maioria, adolescentes, que não só lidam com as questões comuns desse período, como também com todos os prós e contra de serem filhos de deuses. A ideia de trazer a mitologia grega para esse universo é bem interessante e o autor até consegue fazer essa adaptação de maneira bem-feita, os livros se passam nos dias de hoje, portanto, é necessário modernizar os deuses e criaturas que conhecemos das histórias.

Por outro lado, Percy Jackson e os Olimpianos é uma série bem bobinha, que não se compara a outros livros voltados para essa mesma audiência, como por exemplo Harry Potter. Aqui a fórmula é bem repetitiva e sempre circunda alguma missão que Percy precisa cumprir, enquanto enfrenta vários personagens das histórias mitológicas, tudo isso se torna meio repetitivo depois de um tempo.

Outra questão é que o livro, que é narrado em primeira pessoa por Percy, relembra acontecimentos dos livros passados a toda hora, na tentativa de lembrar seu leitor do que aconteceu anteriormente, o que pode ser bom para quem levar muito tempo para ler a coleção toda, mas pode ser péssimo para quem a lê toda de uma vez.

A escrita de Rick Riordan é razoável, mas não é especialmente interessante, a linguagem, inclusive, chega a ser infantil, mas mais uma vez, a série é voltado para o público infantil e adolescente, e o livro é narrado por um adolescente de quinze anos, então, o fato dele soar infantil não é um erro por si só. Por outro lado, a leitura é bem rápida e é possível ler o livro em poucos dias, ainda que ele se torne um pouco cansativo ao longo do tempo.

A Batalha do Labirinto complementa o resto da série Percy Jackson e os Olimpianos e de certa forma, conversa com os outros livros da coleção, já que segue o mesmo padrão e as mesmas fórmulas. Os fãs da saga naturalmente vão apreciar o quarto volume, mas A Batalha do Labirinto é um livro comum, que não chama a atenção especialmente e que em alguns momentos, são até meio bobo.

Título no Brasil: A Batalha do Labirinto

Título original: The Battle of the Labyrinth

Autor: Rick Riordan

Tradução: Raquel Zampil

Gênero: Fantasia, Young Adult, Aventura

Ano de lançamento: 2008

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 392

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “A Batalha do Labirinto, Rick Riordan”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s