livros

O Último Olimpiano, Rick Riordan

“Ninguém pode interferir no destino, Percy, nem mesmo um Deus”

Enquanto Cronos se prepara para tomar o poder do Olimpo, os deuses e os semideuses tentam se defender. Percy Jackson e os amigos estão na linha de frente do combate, e ele sabe que logo a profecia que prevê sua morte depois do seu aniversário de dezesseis pode se cumprir.

O Último Olimpiano é o quinto e último livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos e é precedido por A Batalha do Labirinto.

O Último Olimpiano começa praticamente de onde A Batalha do Labirinto terminou. No último livro ficamos sabendo que Cronos, o senhor dos titãs, deseja tomar conta do Olimpo e que quem é contra ele vai ter que resistir a esse ataque, as tentativas de Percy, Annabeth, Tyson e Groover de deterem Cronos não deu certo e agora eles estão dispostos a literalmente entrar em guerra para evitar os avanços do titã.

A partir daí é meio óbvio o que vai acontecer, já que esse é o último livro de série fantástica infanto-juvenil e que o cenário para uma guerra entre os dois lados está armado. O livro se sai bem nesse aspecto, porque ele é uma finalização interessante para toda a saga e fica claro que tudo que aconteceu anteriormente foi pensado para que chegássemos a esse momento do conflito.

A diferença desse livro para os outros livros da série é que ele é bem mais rápido, O Último Olimpiano parece quase um filme de ação, onde tudo acontece de maneira muito ligeira, mesmo porque essa obra não tem tantas subtramas quanto os livros anteriores, ele já vai direto para a grande guerra que vai ser travada.

Mas claro que O Último Olimpiano também fecha outras questões, como o futuro de seus personagens e de uma certa forma, o futuro de todos os filhos de deuses com mortais. Além disso, ele se debruça, de maneira bem rápida, sobre o romance de Percy e Annabeth, que é praticamente ignorado durante toda a saga.

O Último Olimpiano também faz o que A Batalha do Labirinto faz, que é relembrar fatos dos livros passados o tempo todo, a ideia é relembrar ao leitor que demorou para ler a saga toda o que já aconteceu com o protagonista, mas quando você lê um livro seguindo do outro, tudo soa meio repetitivo.

Como os livros anteriores, O Último Olimpiano é um livro voltado para o público infanto-juvenil, por isso, a história não é adulta, ela é bem bobinha, embora esse livro em especial seja um pouco mais pesado, já que acompanhamos uma guerra e eventualmente mortes e tragédias, ainda assim o leitor sabe que nenhum personagem muito importante ou muito querido vai ter um destino terrível.

De uma maneira geral, até mesmo a guerra que acontece nesse livro, não é muito bem desenvolvida, e tudo acontece muito rápido, nem os personagens, nem os leitores conseguem processar o que vem pela frente. A leitura de O Último Olimpiano é rápida, embora se torne um pouco monótona com o tempo, já que todos os livros da saga têm a mesma formula e é até meio fácil de prever o que vai acontecer.

O Último Olimpiano é uma boa conclusão para a saga Percy Jackson e os Olimpianos, mas como o resto da série é simples e só funciona para a audiência bem jovem.

Título no Brasil: O Último Olimpiano

Título original: The Last Olympian

Autor: Rick Riordan

Tradução: Raquel Zampil

Gênero: Fantasia, Young Adult, Aventura

Ano de lançamento: 2009

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 384

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s