Adaptações, filmes

Filme: Olá, Adeus e Tudo Mais, 2022

Quando começaram a namorar, Clare (Talia Ryder) e Aidan (Jordan Fisher) concordaram que iriam terminar quando fossem para a faculdade. O namorou durou anos, mas chegou o momento que eles terão que se separar, porque cada um deles irá para uma cidade diferente.

Na última noite juntos, Aidan faz uma surpresa para Clare e eles revisitam todos os lugares que foram importantes para a relação dos dois, e começam a se questionar se o namoro precisa mesmo acabar.

Olá, Adeus e Tudo Mais é inspirado no livro de mesmo nome, de Jennifer E. Smith.

Olá, Adeus e Tudo Mais é um filme que divide seu tempo entre dois momentos: o presente, onde Clare e Aidan se preparam para a faculdade e também para o fim do namoro, e o passado, mostrado através de flashbacks, onde vemos como eles se conheceram, se apaixonaram e assim por diante. Na última noite do casal juntos, eles voltam a todos lugares que foram importantes para a relação dos dois, então, enquanto acompanhamos eles no presente em um lugar, também assistimos um flashback do que aconteceu ali antes e do porquê aquele local é importante na história dos dois.

A estrutura então, é bem diferente da do livro, que se passa em uma única noite e o que acontece antes é apenas contado pelos personagens.

O filme tem uma aura de comédia romântica, justamente porque seguimos esse casal desde o começo, mas tem também um tom bem melancólico, porque eles sabem que vão terminar no final daquela noite, é quase como um luto já esperado, quando a morte é inevitável, mas ainda não aconteceu. Clare parece totalmente conformada com o que vai acontecer, afinal, a ideia de terminar antes da faculdade foi dela, mas Aidan tem esperança de que a namorada mude de ideia.

Ao mesmo tempo que Olá, Adeus e Tudo Mais mostra a noite do seu casal de protagonistas, ele também se preocupa em retratar os melhores amigos dos dois: Scotty (Nico Hiraga) e Stella (Ayo Edebiri). O filme tem uma preocupação maior com a diversidade e tem personagens não brancos e LGBTQIA+, o que não é especificado no livro. Stella, que aqui é apaixonada por outra menina, é bem mais interessante no filme do que no livro, já que aqui ela tem uma história própria, enquanto na obra original serve mais como uma melhor amiga típica da protagonista.

Olá, Adeus e Tudo Mais tem seus momentos bonitinhos, onde percebemos que Clare e Aidan realmente se amam, mas que não sabem o que o futuro os reserva, e também tem seus momentos tristes, porque imaginamos o que vem pela frente. Ele é, em alguns aspectos, bem realista e até bem maduro, porque embora apresente essa relação que parece totalmente idealizada, o roteiro também compreende que os personagens são adolescentes e que são muito novos para saberem o que querem para o resto da vida, apesar deles acharem que sabem.

O filme tem boas atuações, que funcionam para a proposta do filme, o casal de protagonistas, interpretado por Talia Ryder e Jordan Fisher, se sai bem, mas não tem muita química, o que é um problema em um filme em que devemos acreditar e torcer para que o casal fique junto. Fisher, que já tem vinte e oito anos e já interpretou personagens adultos, não convence muito no papel de um adolescente, ele não é um ator ruim, longe disso, mas não tem aparência de adolescente. Ayo Edebiri também está bem e é divertida.

Olá, Adeus e Tudo Mais é um filme simples, que se sai bem quando coloca seu telespectador dentro desse universo adolescente, onde as coisas mais importantes são os romances de colegial e a faculdade que eles estão prestes a cursar, mas claro que ele surte muito mais efeito em quem tem a mesma idade que os personagens e ainda consegue se reconhecer com essas questões.

O filme é ruim? Não, mas ele também não é nada demais, sua trama é bem bobinha, embora fique um pouco mais sofisticada ao longo do tempo, seu elenco é razoável, mas o filme, de forma geral, não anima muito. Ele é, no entanto, bem fiel ao livro, que também retrata um romance sem muitas pretensões.

Bem no meio termo entre uma comédia romântica e um romance dramático, Olá, Adeus e Tudo Mais é um filme que não empolga, mas que também não incomoda.

Título no Brasil: Olá, Adeus e Tudo Mais

Título original: Hello, Goodbye, and Everything In Between

Direção: Michael Lewen

Gênero: Comédia, Romance

Ano: 2022

Duração: 1h 22 min

Elenco: Jordan Fisher, Talia Ryder, Ayo Edebiri, Nico Hiraga, Julia Benson

Um comentário em “Filme: Olá, Adeus e Tudo Mais, 2022”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s