livros

Jogos de Herança, Jennifer Lynn Barnes

“Às vezes você precisa abrir uma ferida antes que ela possa sarar”.

Avery Grambs é uma adolescente de classe baixa, que é obrigada a viver com a irmã e o cunhado, de quem ela não gosta, mas que tem um plano para o seu futuro: conseguir uma bolsa para a universidade e então, mudar de vida. Mas sua vida muda antes disso quando ela fica sabendo que é herdeira de Tobias Hawthorne, um milionário obcecado por jogos e enigmas. O problema é que Avery nunca sequer conheceu Tobias e não faz a menor ideia do porquê está no testamento dele.

Para receber a herança, Avery deve se mudar imediatamente para a mansão de Tobias, onde terá que viver com os parentes dele, que não estão nem um pouco satisfeitos com o testamento. Entre eles estão os quatro netos de Tobias: Nash, Grayson, Jameson e Xander.

Enquanto Avery espera pela herança e tenta sobreviver a família Hawthorne, ela precisa desvendar os mistérios de Tobias Hawthorne.

Jogos de Herança parte de um princípio relativamente interessante: Avery Grambs é uma jovem órfã de mãe, que vive com a meia irmã, Libby, mas não suporta o namorado dela, e que não tem acesso a muitas coisas, porque não tem dinheiro. Ela é inteligente e vai bem na escola, então sua esperança é conseguir uma bolsa para a faculdade e mudar de vida.

Um dia, ela recebe a notícia de que foi citada no testamento de Tobias Hawthorne, um milionário que ela sequer conhece e quando o testamento é lido ela descobre que Tobias deixou para ela a maioria de seu patrimônio, que inclui dinheiro, casas, carros e até um avião particular, em troca ela deve apenas viver na mansão de Tobias – que agora é dela – e não expulsar nenhum dos parentes de Tobias que vivem lá a não ser que exista um motivo justificável para isso. A família de Tobias, composta pelas duas filhas Skye e Zara, o genro, e os quatro netos Nash, Grayson, Jameson e Xander, não fica nada feliz de ter recebido muito menos que Avery e a convivência já se torna insuportável automaticamente.

Mas Tobias gostava de enigmas, então, enquanto Grayson acredita que Avery é uma aproveitadora que enganou o seu avô, Jameson acredita que ela é um último quebra-cabeças que Tobias deixou para a sua família.

A partir daí, Avery começa a investigar o que levou Tobias a deixar sua herança para ela, e conta com a ajuda de Jameson. Essa parte do livro começa bem interessante, porque o leitor, como Avery, também não faz a menor ideia dos motivos de Tobias, nós acompanhamos a história do ponto de vista de Avery, então sabemos o que ela sabe e sabemos, por exemplo, que ela realmente não conhecia Tobias e está tão confusa quanto seus descendentes, ao mesmo tempo, também vamos descobrindo os mistérios dele e de sua família com Avery. Depois de um tempo, no entanto, as coisas começam a ficar um pouco previsíveis e já não existe mais tanto suspense.

Por outro caminho, Jogos de Herança também dá destaque a relação de Avery com os quatro netos de Tobias e nesse sentido, se perde um pouco nos romances ou tentativas de. Existe uma espécie de triangulo amoroso entre Avery, Grayson e Jameson, até Xander, o irmão mais novo parece estar interessado em Avery no começo da história, o livro também apresenta uma atração entre Nash e a irmã de Avery, Libby, que provavelmente será desenvolvida nos outros livros da série. Com tantos interesses românticos fica um pouco difícil acompanhar tudo, especialmente porque no começo, é difícil saber quem é quem entre os quatro irmãos – que são todos filhos de Skye, a filha de Tobias, com quatro homens diferentes, mas tem o sobrenome do avô -, além disso, os romances acabam ganhando bastante atenção sendo que não são nem vagamente tão quando interessantes a investigação.

Claro que é preciso ter em mente que Jogos de Herança é um livro Young Adult e que o triangulo amoroso e a dúvida da mocinha em relação aos seus interesses românticos é um clássico desse gênero, mas os romances são meio bobinhos mesmo.

Jogos de Herança começa muito bem, o começo do livro prende a atenção, porque toda a situação é muito bem armada e porque é natural ficar curioso para entender os motivos de Tobias, mas com o tempo, ele vai ficando um pouco parado, a leitura é rápida, justamente porque o leitor quer descobrir quais são os mistérios da trama, mas a obra começa muito melhor do que termina.

Ainda assim, Jogos de Herança é um bom livro voltado para o público adolescente, já que ele tem esse mistério bem pensado, mas não tão bem desenvolvido, e se preocupa em dar alguma lógica a toda essa trama. É verdade que o livro gasta muito tempo com romances que não funcionam tanto e que são dispensáveis, mas ele pode entreter os leitores, especialmente os mais jovens.

Título no Brasil: Jogos de Herança

Título original: The Inheritance Games

Autora: Jennifer Lynn Barnes

Tradução: Isadora Sinay

Gênero: Suspense, Young Adult

Ano de lançamento: 2020

Editora: Alt

Número de Páginas: 432

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s