livros, Sem categoria

You, Me, and the Colors of Life, Noa C. Walker

Janica é uma jovem mulher otimista e divertida, que tenta ajudar todos ao seu redor. Um dia, ela encontra um homem que está ameaçando se jogar de uma ponte e o convence a não pular, prometendo que vai passar o número de seu pai, um psiquiatra, para ajudá-lo.

O homem é Steffen, que acaba se tornando amigo de Janica, assim como o irmão dele, Thomas. Aos poucos, Thomas e Janica começam a se apaixonar, mas uma tragédia terrível está a caminho do casal.

Inicialmente You, Me, and the Colors of Life parece ser uma espécie de comédia romântica ou um romance, que trata de temas um pouco mais sérios, já que Steffen está tentando se matar e Janica é voluntaria em um hospital de crianças com câncer. Todos os elementos desse gênero estão presentes no livro: a protagonista com algumas manias estranhas – Janica gosta de nomear cores as comparado com outras coisas -, um rapaz bem-intencionado e um romance que meio surge do nada. O livro até se sai bem pela maneira com que apresenta Janica e Steffen, que é bem diferente, e no fato de fazer parecer que o romance vai se dar entre esses dois personagens, quando na verdade Janica vai se apaixonar por Thomas.

Com o tempo, no entanto, a obra vai mostrando outros caminhos. A morte é um assunto constante em You, Me, and the Colors of Life, porque não só temos um personagem que quer cometer suicídio, como também somos apresentados a uma série de crianças que estão lutando contra o câncer. Em contrapartida a isso, temos Janica, que é uma personagem extremamente otimista e que acredita no amor, no destino e na esperança, é interessante como a autora coloca Janica em contraste com Steffen, que pensa em cometer suicídio, logo no começo do livro.

O romance entre Janica e Thomas se desenvolve de maneira rápida, como geralmente acontece em livros desse gênero e até pode passar desapercebido do leitor que está esperando que algo aconteça entre Janica e Steffen. Mas ao mesmo tempo que isso se desenrola, o livro também começa a dar bastante destaque ao trabalho voluntário de Janica no hospital para crianças com câncer, dando a entender que aquela parte da história também vai ser importante.

You, Me, and the Colors of Life é um livro que engana seu leitor menos atento, porque ele tem mais subtramas do que inicialmente mostra, por outro lado, essas subtramas não são tão interessantes, o que mais chama a atenção no livro é a primeira cena quando Janica e Steffen se conhece, depois disso tudo é meio cotidiano, meio ordinário e comum.

Mas para o final, o livro, que até aquele momento até parecia um romance açucarado, vai ficando um tanto quanto depressivo, todo o cenário é triste demais e o trabalho de Janica no hospital tem momentos bem trágicos.

Os personagens do livro até são bem escritos, embora não sejam nem um pouco realistas, Janica, por exemplo, é uma personagem super exagerada, ela é muito otimista e nunca pensa nada negativo, raramente se desespera mesmo de frente a coisas terríveis, o que pode ser compreendido como uma espécie de alegoria para que os assuntos do livro, como depressão e suicídio, sejam tratados, mas é muito difícil ver ela como uma pessoa real. Steffen e Thomas são um pouco mais reais, mas o segundo tem ares de príncipe encantado, como acontece com frequência nos romances, o que claro, funciona dentro da trama, mas mais uma vez, está totalmente fora da realidade.

You, Me, and the Colors of Life começa como uma leitura rápida e prazerosa, mesmo porque o que a autora armou e os personagens são, de certa maneira, interessantes, com o tempo, no entanto, é difícil manter o ritmo de leitura, porque a história fica pesada e triste.

O leitor passa a leitura se perguntando qual exatamente era o proposito do livro, já que ele mistura dois gêneros bem distintos e que não parecem conversar entre si e que muito possivelmente quem gostou do começo do livro, provavelmente não vai gostar do final e vice-versa.

Título original: You, Me, and the Colors of Life

Autora: Noa C. Walker

Gênero: Romance, Contemporâneo

Ano de lançamento: 2016

Editora: Amazon Crossing

Número de Páginas: 299

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s