filmes

Filme: Ninguém Sabe Quem Sou Eu, 2022

Através de cenas de arquivo e de entrevistas atuais, o documentário acompanha os momentos importantes da carreira e da vida pessoal de Maria Bethânia.

Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu não é o primeiro documentário sobre Maria Bethânia e a ideia não é muito distante de vários outros documentários musicais que retratam músicos nacionais, que foram produzidos recentemente. O longa tem como intenção retratar a vida e a carreira de Bethânia, que começou em 1965 quando ela substituiu Nara Leão no show Opinião, e faz isso através de depoimentos antigos, e depoimentos atuais, ambos da própria Bethânia.

Claro que o tema de Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu é muito interessante e muito importante, já que ele não só fala da carreira da biografada, como também cita outros artistas importantes da música nacional, como Caetano Veloso e Chico Buarque, e automaticamente fala da música brasileira de forma geral.

Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu, no entanto, tem um tom televisivo, é quase como se estivéssemos assistindo uma grande reportagem sobre Bethânia. Isso é necessariamente ruim? Não, só a linguagem do documentário que não é muito cinematográfica, mas ele ainda é muito informativo.

Seria impossível resumir a vida e a trajetória de uma artista tão importante em apenas 1h40min, mas Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu faz o melhor que pode e o documentário traz à tona diversos assuntos.

Bethânia fala, naturalmente, sobre sua carreira, começando pela indicação da própria Nara Leão para o show que deu projeção a Bethânia, passando pelas músicas que gravou, pelas parcerias que fez, pelos shows que participou, e chegando aos dias de hoje, onde ela continua ativa.

Alguns elementos da vida pessoal da cantora também são abordados, como sua relação com a família, a mãe, o pai e o irmão e maior parceiro, Caetano Veloso. Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu entra inclusive nas preferências literárias e inspirações de Bethânia, ela cita como seus preferidos Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Mia Couto.

Claro que a política é um tema que não podia ficar de fora, mas Bethânia é cautelosa, ela diz que não gosta de falar muito sobre o assunto fora dos palcos, mas que suas apresentações deixam claro suas opiniões políticas, o documentário, no entanto, fala da experiência dela com a ditadura, que prendeu e exilou Caetano Veloso, e sobre a atual política em relação a arte e os artistas.

Em muitos aspectos, Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu é um documentário bem tradicional, ele se encaixa com perfeição dentro desse subgênero do cinema nacional dos documentários musicais, que se popularizou nos últimos anos.

Ele se constrói com cenas atuais de Bethânia, sendo entrevistada em um palco, não vemos, nem ouvimos quem a entrevista, só as respostas da artista. As respostas dela são comparadas com respostas sobre os mesmos temas dadas em entrevistas antigas.

Além disso, o documentário conta com imagens de arquivo de Bethânia em vários shows diferentes, e uma narração de Fernanda Montenegro lendo textos de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre Bethânia.

O grande mérito de Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu talvez seja justamente conhecer Maria Bethânia pela voz da própria artista, já que a maioria dos documentários musicais tem o costume de apresentar outras pessoas falando sobre o biografado. O documentário é sim, interessante, mesmo porque Bethânia é uma mulher interessante, que tem muito a dizer, e com certeza vai agradar os fãs da cantora, enquanto pode ensinar para quem não conhece tanto sobre o assunto.

Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu chega aos cinemas no dia 1 de setembro.

Título no Brasil: Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu

Título original: Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu

Direção: Carlos Jardim

Gênero: Documentário

Ano: 2022

Duração: 1h 40min

Elenco: Maria Bethânia

Distribuidora: Arteplex Filmes

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s