livros, Quadrinhos

Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras, Joe Hill e Gabriel Rodriguez

No terceiro volume da série Locke & Key, Dodge segue tentando reunir todas as chaves que estão na mansão Locke, enquanto Tyler, Kinsey e Bode tentam defender a casa onde moram e sua família, sem a ajuda da mãe, que mergulha cada vez mais fundo no alcoolismo.

Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras é precedido por Locke & Key: Bem-vindo a Lovecraft e Locke & Key vol. 2: Jogos Mentais.

Esse terceiro volume é um pouco mais sinistro e, portanto, mais assustador que seus antecessores, isso acontece porque a essa altura já sabemos boa parte dos segredos dos Locke e da mansão onde eles vivem e a história já está um pouco mais encaminhada, conhecemos inclusive, o vilão e o plano dele. Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras começa justamente com Dodge, o vilão da trama, que é também uma espécie de entidade atemporal, rondando pela mansão atrás das chaves que ele ainda não tem.

O mistério em Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras é bem pouco, por isso, a graphic novel vai para outros caminhos e segue mais no ritmo do terror mesmo, mais tradicional. Esse volume então, tem algumas das cenas mais assustadoras da série até agora, como as ilustrações de Gabriel Rodriguez são por natureza brutais, aqui essa sensação se avoluma.

Por outro lado, não existe tanto foco assim nos Locke, que são os protagonistas da história. Isso se dá também porque a trama já estabeleceu muitas coisas sobre eles até esse momento, sabemos por exemplo, como o pai deles morreu, o que levou a mãe deles, Nina, a uma depressão e ao alcoolismo e aos três filhos Tyler, Kinsey e Bode a lidarem com esse luto depois da morte violenta do pai. A personalidade deles também já é de conhecimento do público e muitos mistérios da mansão também.

O que acontece em Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras é que algumas das tramas da família se aprofundam, o alcoolismo de Nina fica ainda mais grave, o que causa conflitos com Kinsey, que está em uma fase de rebeldia adolescente, Tyler, o filho mais velho, por sua vez, tenta cuidar da mãe e dos dois irmãos, mas ele também é um adolescente.

A família, no entanto, não ganha tanto destaque e nem os amigos e outros moradores da cidade de Lovecraft, o foco desse volume é a ação mesmo e a busca de Dodge pelas chaves, que em determinado momento, acaba se chocando com os Locke.

Um ponto interessante de Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras é que ela apresenta uma série de chaves novas e também mostra o que elas são capazes de fazer, como esse volume é mais explicito, as cenas são mais intensas e ainda mais fantasiosas.

O primeiro volume, Locke & Key: Bem-vindo a Lovecraft, apresenta a família e a trama, já o segundo, Locke & Key vol. 2: Jogos Mentais, conecta a primeira parte na terceira, enquanto mostra algumas das chaves que estão presentes na mansão Locke, o terceiro, por outro lado, não empurra tanto a história para frente, mas é o primeiro volume que mergulha fundo no terror, já que antes tudo era muito mais insinuado.

A qualidade de Locke & Key é comum nos três volumes, a história é obviamente muito bem pensada e sabe manter o mistério no momento certo e mostrar o que deve ser mostrado quando necessário. Locke & Key praticamente acompanha vários personagens dessa pequena cidade, e embora foque nos Locke – que já são bastante personagens – dá a visão de outras pessoas da cidade, o que exige um certo trabalho e uma grande coordenação na linha do tempo.

As ilustrações são outro show a parte, os desenhos de Rodriguez são crus e brutais, nenhum personagem é feito com traços bonitos, até os protagonistas, que tendem a ter traços mais leves em graphic novels, tem traços brutalizados e em alguns sentidos, assustadores. O desenho, portanto, combina ainda mais com esse volume mais explícito e que não tem medo de enfiar os dois pés no terror.

É impossível começar a ler a série Locke & Key sem querer continuar até o final, os volumes mantêm a qualidade e prendem o leitor, fazendo com que ele sinta vontade de ler o próximo assim que termina o anterior e Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras é um prato cheio para os fãs de horror com a vantagem de que ele não explora somente esses momentos e ainda se preocupa bastante com a sua trama.

Título no Brasil: Locke & Key vol. 3: Coroa de sombras

Título original: Locke & Key, Vol. 3: Crown of Shadows

Autor: Joe Hill

Ilustrador: Gabriel Rodriguez

Gênero: Graphic Novel, Terror, Fantasia

Ano de lançamento: 2010

Editora: Geektopia

Número de Páginas: 152

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s