livros, Quadrinhos

Heartstopper: Volume 4, Alice Oseman

O namoro de Charlie e Nick continua firme e forte e Charlie acha que já é hora de falar para Nick que o amo, mas sente que o namorado está meio distante. Enquanto isso, Nick não sabe como vai a contar a seu pai, que sempre foi ausente, que é bissexual e que tem um namorado e sua preocupação com os hábitos alimentares de Charlie cresce cada vez mais, já que Charlie quase sempre pula refeições e não gosta de comer em público e Nick tem quase certeza de que ele tem algum distúrbio alimentar.

Heartstopper: Volume 4 é o quarto volume da série e é precedido por Heartstopper: Volume 1, Heartstopper: Volume 2 e Heartstopper: Volume 3.

Heartstopper: Volume 4 é um pouco diferente dos volumes anteriores, isso porque a trama de Charlie e Nick fica um pouco mais adulta e também, em certos aspectos, mais pesada. Nos volumes anteriores, acompanhamos Charlie e Nick se conhecerem, se apaixonarem e começarem a namorar e tudo é muito fofinho, e idealizado, mas nesse quarto volume a autora parte para outros caminhos.

Charlie quer falar para o namorado que o ama, mas sente que ele está distante e fica se questionando se Nick se sente da mesma forma, mas Nick está distante não porque não corresponde aos sentimentos de Charlie, mas sim, porque tem muitas coisas na cabeça. Nick está preocupado, por exemplo, com sua relação com seu pai, de quem ele não é muito próximo, ele quer se assumir para o pai, mas não sabe como irá fazer.

Outra grande questão desse volume é o distúrbio alimentar de Charlie, que tem dificuldade para comer em público e pula refeições com bastante frequência, Nick claro, percebe tudo isso, e começa a pressionar o namorado para que ele se alimente direito. O tema do distúrbio alimentar é relevante não só na trama de Heartstopper, já que ocupa bastante tempo da história, mas também de uma maneira geral, Heartstopper é uma série voltada para o público jovem, então é importante que esse assunto seja debatido e que a graphic novel sirva como uma maneira de ensinar quem a está lendo. Além disso, a graphic novel tem um personagem masculino com distúrbio alimentar, o que é raríssimo de se ver, normalmente são personagens femininas que sofrem desse distúrbio, mas é importante mostrar que existem meninos e homens sofrendo de distúrbios alimentares também.

Claro que o tom desse volume é um pouco mais pesado que dos anteriores, Heartstopper: Volume 4 não é tão divertido e nem tão bonitinho quanto os outros volumes, mas a história não se perde, o casal ainda é muito representado, e é interessante acompanhar os dois passando por essas provações no relacionamento, enquanto amadurecem não só juntos, mas também separados.

Além de Charlie e Nick, Heartstopper: Volume 4 também acompanha o grupo de amigos dos dois, e como eles também se relacionam entre si. Esse volume em especial até destaca a relação entre dois professores dos protagonistas, que começou nos volumes anteriores.

As ilustrações da graphic novel são bonitas e leves, e também de autoria de Alice Oseman, a autora da história. Tudo combina muito bem e ajuda o leitor a visualizar os personagens e os cenários.

O Interessante desse quarto volume de Heartstopper é justamente a maneira como esses personagens cresceram e evoluíram e como a autora consegue trazer esses aspectos para a história, ainda mantendo os elementos originais dos primeiros volumes.

Heartstopper: Volume 4 pode não ser tão bonitinho quanto os primeiros volumes, mas ainda traz personagens queridos e debate temas importantes, enquanto segue com a história de Charlie e Nick.

Título no Brasil: Heartstopper: Volume 4

Título original: Heartstopper: Volume Four

Autora: Alice Oseman

Ilustradora: Alice Oseman

Gênero: Graphic Novel, Romance, LGBTQIA+

Ano de lançamento: 2022

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 384

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s