O Dr. Henry Jekyll (Spencer Tracy) acredita que um ser humano tem o bem e o mal dentro de si e está fazendo pesquisas em relação a isso, sendo assim, ele cria uma fórmula que tira as inibições das pessoas, e sem querer arriscar a vida de ninguém, ele o toma para testar.
Jekyll então, vira Mr. Hyde, um homem cruel, que sai pelas ruas atacando pessoas e causando o mal. Quando a noiva de Jekyll, Beatrix Emery (Lana Turner) volta a Londres, ele decide que não vai mais tomar a fórmula, mas logo percebe que já não consegue mais controlar as aparições de Hyde.
O Médico e o Monstro é uma adaptação do livro de mesmo nome, de Robert Louis Stevenson.

O Médico e o Monstro é uma adaptação relativamente fiel a obra que lhe deu origem, a trama, como acontece com frequência com as adaptações de Stevenson, é a mesma: um médico, que pesquisa sobre o mal na alma humana, acaba soltando o mal que está na sua própria alma, e que talvez estivesse preso apenas pelas inibições sociais. Essa versão começa assim, mas tem alguns detalhes um pouco mais elaborados.
Jekyll tem uma noiva, Beatrix Emery, e o futuro sogro de Jekyll, Charles Emery (Donald Crisp) não concorda com as ideias do protagonista, mas claro, que isso não impede Jekyll em momento nenhum. Beatrix, no entanto, é um motivo para que Jekyll pare de tomar a fórmula, ainda que de maneira tardia. O Mr. Hyde desse filme é bem mais violento que o do livro, onde as coisas são muito mais insinuadas do que mostradas, no filme, por exemplo, Hyde não só é violento, como também é um estuprador em série.
Essas mudanças são interessantes, transformam Hyde em um monstro bem mais urbano e mais atual, e tiram ele do mundo quase de fantasia onde a trama original se passa.

É verdade que O Médico e o Monstro pode se tornar um pouco repetitivo, porque existem várias adaptações do livro e a história não muda muito, mas essa versão de 1941 traz alguns aspectos diferentes, que não alteram a trama, mas que dão um peso maior a ela, como por exemplo, a adição de mais de uma personagem feminina.
De uma maneira geral, O Médico e o Monstro é bem fiel ao livro, e vai agradar quem gosta da obra original.

O filme também tem uma boa produção, com figurinos bonitos e que combinam com a época em que a história se passa, a ambientação ajuda bastante no clima de terror.
O Médico e o Monstro tem uma característica de terror clássico, que em alguns momentos, o afasta dos dias de hoje, mas essa versão de 1941 consegue colocar a trama clássica muito perto dos medos atuais e das cidades grandes, e prova que Mr. Hyde não é um monstro e sim, um ser humano.
Título no Brasil: O Médico e o Monstro
Título original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Direção: Victor Fleming
Gênero: Terror, Drama
Ano: 1941
Duração: 1 h 53min
Elenco: Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, C. Aubrey Smith