Adaptações, filmes

Filme: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, 2022

Abby (Elsie Fisher) e Gretchen (Amiah Miller) são melhores amigas desde crianças e estão sempre juntas, até que uma viagem de ácido, seguida de uma visita a uma suposta casa assombrada, muda Gretchen completamente.

Ela se torna irritada, malvada e começa a tratar sua melhor amiga muito mal, Abby desconfia que tem alguma coisa acontecendo e começa a investigar. Ela então, chega à conclusão de que Gretchen está possuída pelo demônio e resolve que vai fazer de tudo para trazer sua melhor amiga de volta.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é inspirado no livro de mesmo nome de Grady Hendrix.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um filme relativamente fiel a obra de Hendrix, a diferença básica entre os dois é que o livro pende mais para o gênero do terror, ainda que tenha vários momentos divertidos e que faça muitas referências a cultura dos anos 80, enquanto o filme passeia bastante entre o terror e a comédia, ele é uma espécie de terrir. O livro também tem um aspecto emocional, principalmente relacionado a amizade de Abby e Gretchen, que não é tão explorado no filme.

O longa segue Abby e Gretchen, duas melhores amigas, que não se desgrudam, mas que são bem diferentes, Abby é aquela clássica nerd de filme, desajeitada, com roupas largas, um corte de cabelo estranho e que precisa cobrir todas as suas espinhas antes de ir para a escola, já Gretchen é a típica garota popular, ela é linda, loira, magra, está sempre na moda e parece fazer tudo isso sem nenhum esforço. As duas meninas fazem parte do grupo de garotas populares, embora a amizade entre Abby e Gretchen seja mais intensa.

As meninas experimentam LSD e durante a viagem entram em uma casa supostamente amaldiçoada, e Gretchen volta de lá completamente mudada. Abby nota a mudança rápido: Gretchen não toma mais banho, nem troca de roupa e aos poucos, começa a tratá-la mal e causa a discórdia na escola. Abby chega à conclusão de que Gretchen foi possuída pelo demônio depois da visita das duas a casa assombrada e resolve que vai ajudar sua melhor amiga.

Uma das graças de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, tanto do livro, quanto do filme, é o fato de que a trama se passa nos anos 80 e que a história é repleta de referências a década e a trilha sonora corresponde. De uma certa maneira, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um pastiche da década, que exagera alguns aspectos, mas que funciona, a ideia é trazer a nostalgia à tona. O filme também é uma espécie de homenagem aos filmes de terror dos anos 80.

É também interessante que o filme tenha duas protagonistas femininas, que sejam, inclusive, bem diferentes uma da outra, mas enquanto o livro se aprofunda nessas duas adolescentes, na relação das duas, que é muito bem trabalhada e que reflete perfeitamente as relações de melhores amigas adolescentes, e até trata de temas como machismo, abuso e classicismo, o filme não vai tão fundo e acaba se tornando um pouco vazio.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga não é um filme terrível, ele se vende como um filme de terrir e tem essa pegada, mas ele esvazia os assuntos do livro, que são bem mais trabalhados e que são mais relevantes. Claro que a tendência é que o filme seja mesmo mais reduzido, mas ele não explora questões um tanto quanto básicas, como a intensidade da amizade de Abby e Gretchen, que é um dos pontos chaves dessa história.

O longa é bem escalado, as duas protagonistas se saem muito bem, Amiah Miller está perfeita como Gretchen, a a aparência física da atriz combina demais com a do livro e a ela se sai muito bem.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um filme divertido e fiel a obra original, mas que perde bastante quando não se compromete em se aprofundar em alguns dos temas mais importantes do livro, a sensação que se tem é que o longa foi feito de maneira rápida, com a intenção de divertir e assustar, em menor medida, a audiência, mas sem qualquer vontade de fazê-la pensar mais sobre a história ou até se emocionar.

Título no Brasil: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

Título original: My Best Friend’s Exorcism

Direção: Damon Thomas

Gênero: Terror, Comedia

Ano: 2022

Duração: 1h 37min

Elenco: Elsie Fisher, Amiah Miller, Chris Lowell, Clayton Royal Johnson, Cathy Ang, Erin Ownbey

Distribuidora: Amazon Prime Video

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s