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A Noite das Bruxas, Agatha Christie

“O passado é o pai do presente”.

Durante os preparativos de uma festa de Halloween da qual Ariadne Oliver está participando, Joyce Reynolds, de treze anos, diz que já presenciou um assassinato. Ninguém a leva a sério, porque a menina é conhecida por contar mentiras para chamar a atenção.

Mas no final da festa, Joyce aparece afogada dentro de uma bacia de maçãs, e todos passam a suspeitar que ela talvez soubesse demais. Ariadne entra em contato com Hercule Poirot e os dois começam a investigar o que está por trás do assassinato da menina.

A Noite das Bruxas tem uma ambientação bem interessante, como o próprio título deixa claro, a história se passa na época do Halloween e uma série de pessoas estão organizando uma festa de Halloween em uma pequena cidade. A festa é basicamente para as crianças, mas alguns adultos irão comparecer. Durante os preparativos da festa, Joyce Reynolds, que tem apenas treze anos, conta, na tentativa de impressionar Ariadne Oliver, uma famosa escritora de thrillers, que ela mesma já presenciou um assassinato, mas que só entendeu realmente o que tinha acontecido muitos anos depois. Ninguém leva a menina a sério, porque ela tem o costume de contar mentiras, mas Joyce aparece morta no final da festa.

O tema do livro também é um pouco mais macabro do que os trabalhos de Christie costumam ser, afinal, a primeira vítima aqui é uma criança. Até as conversas entre Poirot e Ariadne são mais pesadas, já que, inicialmente, eles pensam que o assassino pode ser um pedófilo – embora essa palavra não seja mencionada -, mas depois de alguns exames, eles concluem que não houve abuso sexual.

Mas apesar do seu começo bem diferente, A Noite das Bruxas segue várias das fórmulas da autora: mais mortes se sucedem, vários suspeitos aparecem, o mistério vai ficando, aparentemente, cada vez mais intrincado, e Poirot é o único que é capaz de chegar as conclusões corretas. Por outro lado, ainda que a fórmula seja meio batida, A Noite das Bruxas tem uma trama relativamente interessante, já que essa ideia da criança que supostamente testemunhou um assassinato, prende a atenção.

O livro segura o leitor durante bastante tempo, porque além do assassinato de Joyce, do suposto crime que ela testemunhou e de outros crimes que se dão pelo caminho, A Noite das Bruxas também introduz um crime do passado na sua trama, a au pair Olga Seminoff, que desapareceu sem deixar vestígios a alguns anos atrás. Não é preciso pensar muito para entender que todos esses crimes e acontecimentos trágicos, acontecendo nessa cidadezinha, estão conectados, o que nos resta é saber como, porque e quem é o culpado.

A Noite das Bruxas se destaca entre as obras da autora, porque ele tem esse começo diferente, que intriga e que é muito macabro, e isso combina demais com a ideia de dia das bruxas. Diferente de outras obras de Christie, que são claramente suspenses, A Noite das Bruxas tem uma introdução tão sinistra que flerta com o terror, ainda que essa sensação se dissipe com o tempo.

O livro é inovador? Não, ele também não é especialmente intrincado, e deixa algumas perguntas sem respostas, como se a autora não tivesse conseguido fechar todos os arcos da narrativa que ela mesma abriu, mas boa parte do público de Christie gosta dela justamente porque seus livros são parecidos e seguem a mesma fórmula.

A leitura, no entanto, é bem rápida e prazerosa, o livro prende a atenção do leitor durante bastante tempo, embora ele se torne um pouco mais tedioso do meio para o final. Um problema constante na obra de Christie e que se repete aqui é o excesso de personagens, a autora sempre trabalha com muitas vítimas e muitos suspeitos, o que algumas vezes, confunde o leitor.

A Noite das Bruxas claro, vai agradar os fãs da autora, e como tem uma proposta um pouquinho diferente, pode também chamar a atenção de quem gosta mais de terror do que de suspense.

Título no Brasil: A Noite das Bruxas

Título original: Hallowe’en Party

Autora: Agatha Christie

Tradução: Bruna Beber

Gênero: Suspense, Thriller

Ano de lançamento: 1969

Editora: HarperCollins

Número de Páginas: 240

Foto: Fernanda Cavalcanti

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