Adaptações, filmes

Filme: Meu Policial, 2022

Marion Taylor (Emma Corrin) se apaixona por Tom Burgess (Harry Styles) na primeira vez que o vê, mas os dois se tornam apenas amigos. Algum tempo depois, ele a apresenta a Patrick Hazlewood (David Dawson), um curador de museu, e os três se tornam inseparáveis.

Inesperadamente Tom pede Marion em casamento e ela aceita, sem imaginar que na verdade, ele está apaixonado por Patrick.

Meu Policial é inspirado no livro homônimo, de Bethan Roberts.

O livro Meu Policial é narrado do futuro, onde acompanhamos o ponto de vista de Marion e mais tarde o diário de Patrick, a qual Marion tem acesso depois que Patrick após um derrame, vai viver com ela e Tom. O filme segue a mesma lógica, mas não temos acesso a nenhum diário e sim a flashbacks tanto do ponto de vista de Marion, quanto do ponto de vista de Patrick.

Meu Policial começa com Patrick mais velho (nessa fase interpretado por Rupert Everett) chegando à casa de Marion (nessa fase interpretada por Gina McKee) e Tom (nessa fase interpretado por Linus Roache), ele sofreu um derrame e Marion está disposta a cuidar dele, ela acredita que a presença de Tom vai ajudar Patrick a melhorar, mas Tom mal olha para o antigo namorado.

O longa então, se torna uma série de flashbacks, onde podemos entender o que aconteceu e como os três chegaram a esse lugar. Primeiro Marion narra a sua história, como ela conhece Tom e como os dois se tornam amigos bem próximos e mais tarde, como ele a pede em casamento sem que eles sequer tenham se beijado, depois Patrick narra a sua história e também ficamos sabendo como ele conhece Tom e como eles ficam próximos, a relação dos dois é muito mais intima e eles logo estão envolvidos sexualmente, deixando claro que Tom não é heterossexual e está interessado em Patrick e não em Marion. Mas Meu Policial se passa na Inglaterra dos anos 50, época em que ser homossexual era considerado crime, portanto tudo deve ser mantido em segredo.

Embora a história não seja narrada do ponto de vista de Tom, e em função disso, não tenhamos acesso ao que ele pensa, Tom é o centro da trama: tanto Marion quanto Patrick estão completamente apaixonados por ele, é Tom quem conecta os outros dois personagens e é ele que se divide nesse triangulo amoroso. A sexualidade de Tom também é mais clara no filme, já que acompanhamos as duas histórias de maneira paralela e percebemos que Marion é uma espécie de fachada, embora é claro, ele goste dela como amiga e a considere uma boa companheira.

De uma maneira geral, Meu Policial é bem fiel ao livro, ele muda alguns elementos da trama, mas isso se dá exclusivamente para que a história  faça mais sentido no cinema, como por exemplo, a leitura do diário. Seria um pouco maçante se acompanhássemos vários minutos de Marion lendo o diário de Patrick, é muito mais visualmente interessante assistir o flashback, ainda que perca um pouco do mistério sobre a relação de Patrick e Tom, que no livro só nos é revelada mais para o meio.

A história é bonita, e embora não seja especialmente criativa, ela tem alguns diferenciais, como o protagonismo de Marion, que dá esse terceiro olhar a trama, o cenário, que é essa Inglaterra onde ser homossexual era até passível de pena de prisão e a leve inspiração na vida do escritor E.M. Forster, que manteve um relacionamento secreto com um policial nessa mesma época. Meu Policial também não deixa de ser uma denúncia, ainda que ela pareça muito distante dos dias de hoje, em função de leis absurdas e criminosas, Tom teve a sua vida estragada e fez o mesmo com as vidas de Patrick e de Marion.

Meu Policial é muito bem caracterizado, o filme se passa nos anos 50 e as roupas e cenários condizem com isso. Não existe nenhum figurino especialmente bonito, esse não é um filme focado em moda, mas o figurino é competente e natural, parece que as pessoas vivendo naquela época de fato usariam aquelas roupas. O elenco também se sai bem, Emma Corrin e David Dawson estão ótimos em cena, Harry Styles, no entanto, não consegue acompanhar seus colegas de elenco tão bem, mas não é nada que destrua o resultado final. Os atores mais velhos soam um pouco desperdiçados, especialmente Rupert Everett, que quase não tem falas.

Meu Policial é uma boa adaptação e um bom filme, a trama não é especialmente original, já que ela acompanha um triangulo amoroso, mas é bonita e é uma espécie de alerta e denuncia contra os absurdos que antes eram considerados normais.

Título no Brasil: Meu Policial

Título original: My Policeman

Direção: Michael Grandage

Gênero: Drama, Romance

Ano: 2022

Duração: 1h 53min

Elenco: Emma Corrin, Harry Styles, David Dawson, Gina McKee, Linus Roache

Distribuidora: Amazon Prime Video

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s