“Assim como nos convencemos de que a tragédia nunca vai nos atingir, porque somos de alguma forma especiais e imunes. O pior só acontece com outras pessoas”.
Enquanto está preso no trânsito, Gabe Forman tem certeza de que viu o rosto de sua filha Izzy, de cinco anos, no vidro traseiro de um carro desconhecido. Quando ele chega em casa, descobre que sua esposa e sua filha foram assassinadas.
Se recusando a acreditar que Izzy está morta, Gabe passa a procurá-la em todos os lugares e três anos depois quando encontram o carro que Gabe viu com um corpo decomposto dentro, ele precisa investigar ainda mais a fundo o que aconteceu, e esbarra em outras pessoas, cujas vidas se relacionam com o crime.
As Outras Pessoas é um livro com muitos personagens, mas o seu protagonista é Gabe Forman. No primeiro acontecimento da trama, ele vê sua filha de cinco anos, Izzy, no vidro traseiro de um carro que ele encontra no meio do trânsito, a menina parece pedir socorro, mas a situação não faz o menor sentido, já que Izzy está em casa com a mãe. Quando Gabe chega em casa, no entanto, a polícia lhe diz que sua esposa e sua filha foram assassinadas, mas Gabe, que não é capaz de reconhecer o corpo da filha, acredita que Izzy foi sequestrada e passa a procurar a menina e o carro que ele viu naquela tarde.
Três anos se passam e Gabe segue na busca, mas a polícia já não acredita mais nele. Gabe se tornou um solitário, que dorme no seu carro e anda por aí atrás de pistas, foi assim também que ele conheceu o Samaritano, outro homem que vaga pelo mundo e que resolve ajudá-lo. É o Samaritano que encontra o carro onde Gabe viu sua filha naquela noite, agora jogado em um lago com um corpo de adulto, dentro dele. Quando Gabe encontra o carro, ele retoma a investigação mais animado porque tem a certeza de que não está louco e que Izzy realmente esteve lá.
Ao mesmo tempo, o livro também acompanha outros personagens, como Katie, uma garçonete, que trabalha em uma lanchonete que Gabe frequenta. Ela sempre vê Gabe e sente dó dele, pois sabe toda a tragédia da vida dele e também vive em luto desde que o pai foi brutalmente assassinado dentro de casa, e Fran e sua filha, Alice, que estão sempre fugindo, porque tem alguém atrás das duas.
A princípio, essas três histórias não parecem se relacionar de maneira nenhuma, mas é óbvio que existe uma ligação entre Gabe, Katie, Fran e Alice e vários outros personagens menores que vão surgindo ao longo da trama. E esses é um dos problemas de As Outras Pessoas, a maneira com que essas pessoas se conectam é muito conveniente, o livro se vale demais das coincidências e em função disso, fica um pouco irrealista.
As Outras Pessoas trata de uma série de temas, a trama tem assassinato, um possível sequestro, uma relação sinistra com a deep web e até uns breves elementos sobrenaturais. Nesse sentido, o livro faz o caminho inverso de O Homem de Giz, outro livro da autora, que faz o leitor acreditar que tem um fundo sobrenatural, mas na verdade tem elementos bem reais, aqui a história é muito calcada na realidade e trabalha com elementos como crimes e perigos perpetuados por outras pessoas, mas um aspecto sobrenatural vai sendo introduzido aos poucos, ainda que tenha pouco desenvolvimento e não acrescente muito a espinha dorsal da história.
No entanto, é necessário dizer que As Outras Pessoas se sai muito bem no mistério e no suspense e isso prende demais a atenção do leitor. A autora realmente cria uma trama bem misteriosa, com algumas reviravoltas interessantes e que fazem com que seja difícil largar o livro antes do final.
As Outras Pessoas têm uma leitura bem rápida e prazerosa, é instigante desvendar esse mistério, ainda que ele não seja especialmente bem escrito. Por outro lado, o livro é um suspense na sua definição mais clássica, então, a tendência é que ele agrade a quem gosta desse gênero.
A obra não é ruim, mas também não é nada de espetacular, ela funciona porque tem alguns mistérios que movimentam a trama e deixam o leitor preso, mas tem alguns defeitos que fazem com que essa história se torne um pouco inacreditável e como As Outras Pessoas se passa no universo real, isso atrapalha o livro.
As Outras Pessoas é um suspense com algumas surpresas, mas que não tem nada de muito novo para acrescentar ao gênero e embora seja um bom entretenimento, não é um livro especialmente memorável.
Título no Brasil: As Outras Pessoas
Título original: The Other People
Autora: C.J. Tudor
Tradução: Giu Alonso
Gênero: Thriller, Suspense
Ano de lançamento: 2020
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 304
Foto: Fernanda Cavalcanti