Falta pouco para que Blair, Serena, Nate e Dan comecem suas novas vidas na faculdade, mas antes disso algumas coisas precisam ser resolvidas. Tanto Blair quanto Serena vão para Yale, mas Serena não sabe se quer mesmo ir ou ficar em Nova York e filmar a sequência de Breakfast at Fred’s, Nate, por sua vez, não consegue decidir se quer ficar com sua namorada de longa data, Blair ou com Serena, além disso, Blair acredita que ele vai para Yale com ela, mas na verdade ele tem outros planos.
Enquanto isso Dan segue se questionando se é gay ou não.
Gossip Girl: Não me Esqueça é o decimo primeiro volume da série e é precedido por Gossip Girl: Nunca Mais!, Gossip Girl: Vai Sonhando e Gossip Girl: Eu não Mentiria Para você.
Tecnicamente, Gossip Girl: Não me Esqueça é o último volume da série, no entanto, um decimo segundo volume foi escrito por ghost writers depois, e ele acompanha os personagens cinco anos depois dos acontecimentos desse livro. Como Gossip Girl: Não me Esqueça era originalmente o último livro, ele tem um clima de finitude e nada melhor do que acabar essa série sobre adolescentes com a ida deles para a faculdade, o que, pelo menos na tradição americana, marca a saída da casa dos pais e o começo da vida adulta.
Quando esse volume começa, todos os personagens – menos Jenny, que é alguns anos mais nova que os protagonistas e que está estudando em um colégio interno, sua história lá deu origem a outra série, It Girl – já terminaram a escola e se preparam para os seus futuros, que é, claro, diferente para cada um. Blair sonha com Yale desde criança, e vai para lá no ano que vem, mas ela espera que Nate, seu agora namorado de novo, vá com ela. Ele, no entanto, tem outros planos para o seu futuro, e segue sem saber se quer ficar com Blair ou com Serena.
Serena também vai para Yale, mas sente que vai ficar largada estando com Nate e Blair, agora um casal novamente, e também está em dúvida se deve ficar em Nova York e estrelar a sequência de Breakfast at Fred’s, filme que deu o pontapé na sua carreira como atriz. Dan segue questionando sua sexualidade, embora tenha cada vez mais certeza que ama Vanessa.
Mais uma vez, Gossip Girl: Não me Esqueça repete basicamente as mesmas dinâmicas que os livros anteriores: Dan e Vanessa parecem habitar um universo diferente dos outros protagonistas e Nate vive oscilando entre Serena e Blair, a diferença aqui é que os personagens fazem planos mais definitivos e tem a intenção de mudar de cidade e automaticamente de vida. Além disso, existe uma evolução na relação de Blair e Serena, elas não estão mais brigando ou disputando Nate, a dúvida entre as duas é unicamente dele, Blair está confortável sendo namorada de Nate e Serena conformada com a relação da melhor amiga, mesmo estando apaixonado por Nate.
Em relação a isso, é possível dizer que a trama deu uma amadurecida, assim como as duas protagonistas, a briga entre Blair e Serena já tinha se tornado cansativa faz tempo e é interessante que esse último livro estabeleça que as duas realmente são melhores amigas, apesar de tudo que aconteceu. De todos os livros da série, Gossip Girl: Não me Esqueça, aliais, é provavelmente o livro mais adulto e onde os personagens começam a se comportar de uma maneira relativamente correta, já que eles passaram a série toda fazendo várias bobagens e absurdos.
Claro que para quem leu a série toda é natural ler o último livro, ainda que ele seja mais do mesmo, é possível dizer que a finalização que a autora dá é instigante e até bonita, é legal ver esses personagens, que acompanhamos durante onze livros, finalmente amadurecendo.
A escrita desse volume, como não poderia deixar de ser, é igual a dos anteriores e o narrador se aproxima demais dos personagens, então, sabemos os pensamentos profundos deles, por isso, por exemplo, enquanto Blair não faz ideia de que Nate não vai para Yale, o leitor já sabe, porque acompanhou Nate. Ao mesmo tempo, a Gossip Girl, que ninguém sabe quem é e que não tem a identidade revelada nesse livro, nos conta algumas das fofocas que acontecem com essas pessoas, o que complementa a história.
A leitura é rápida, e a escrita é simples, e, com exceção talvez do primeiro livro, Gossip Girl: Delícias da Fofoca, que introduz o cenário e os personagens, Gossip Girl: Não me Esqueça é o livro mais instigante da série, porque consegue finalizar bem a trama.
Título no Brasil: Gossip Girl: Não me Esqueça
Título original: Don’t You Forget About Me
Autora: Cecily von Ziegesar
Tradução: Ryta Vinagre
Gênero: Young Adult, Contemporâneo
Ano de lançamento: 2007
Editora: Galera
Número de Páginas: 336
Foto: Fernanda Cavalcanti