“Nishi diz que a gente gosta do que gosta, então quem para o que os outros pensam?”.
Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison tem doze anos, e mora com a tia desde que sua mãe morreu, seu pai ainda está vivo, mas ela não o conhece e só se comunica com ele por cartas. Olivia acredita que é uma menina comum, até o dia que a princesa Mia Thermopolis, da Genovia, aparece na sua escola para lhe contar que elas são meias-irmãs por parte de pai e que, portanto, Olivia também é uma princesa.
Olivia então parte com Mia para conhecer seu pai e sua avó.
Diário de uma princesa improvável é um livro derivado da série O Diário da Princesa e também inicia uma nova série que dessa vez acompanha Olivia.
Diário de uma princesa improvável se passa exatamente na mesma época que O Casamento da Princesa, o penúltimo livro da série O Diário da Princesa, algumas cenas do segundo livro são inclusive reprisadas aqui, mas narradas do ponto de vista de Olivia, como por exemplo, a cena em que Mia a encontra no colégio. Olivia é introduzida na história em O Casamento da Princesa, quando Mia descobre que tem uma irmã de doze anos.
A ideia é muito parecida com a da série original e é bem simples, essa nova série, que acompanha a vida de Olivia é narrada do ponto de vista da menina, porque o que lemos é o diário dela. Diferente do diário de Mia, que acompanhamos durante anos, os diários de Olivia são bem mais infantis – Olivia tem doze anos e Mia tinha quinze quando a série começa -, e tem desenhos, porque Olivia quer ser desenhista. Parece que a ideia da autora é que essa nova série de livros pegue uma geração mais jovem, uma vez que os leitores de O Diário da Princesa já são, em sua maioria adultos, e que os livros mais recentes da série retratam uma Mia adulta.
É interessante que seja possível acompanhar trechos da trama tanto do ponto de vista de Mia, quanto do ponto de vista de Olivia, e que esses pontos de vistas se complementam. A personagem Olivia também é por si só, bem interessante, ela é uma menina birracial, e é ótimo que exista essa representação dentro desse universo.
Mas os livros de O Diário da Princesa têm uma certa ironia, um humor, que são característicos da série, que claro, são atribuídos a Mia, já que tudo que lemos nessa série é escrito pela própria protagonista. Claro que pode-se argumentar que Olivia não é tão irônica quanto Mia, o que prova que Cabot pode escrever personagens diferentes e não só copiar a personalidade de Mia para uma nova geração, mas isso tira um pouco do que é tão legal na série original.
De uma maneira geral, Diário de uma princesa improvável soa como uma forma da autora levar em frente a sua história mais famosa, e tirar Mia, que agora já é uma mulher casada e que já não tem mais tanto assunto para contar, dos holofotes. E também claro, continuar lucrando com os livros, no entanto, não parece que essa série vai agradar tanto os fãs de O Diário da Princesa, já que eles são bem diferentes.
O livro é voltado para o público infanto-juvenil, por isso, a leitura é bem rápida, Diário de uma princesa improvável não só é curto, como também é cheio de ilustrações. Ele é diferente da série original, mas pode ser uma boa leitura para novos fãs da trama.
Título no Brasil: Diário de uma princesa improvável
Título original: From the Notebooks of a Middle School Princess
Autora: Meg Cabot
Tradução: Maria P. de Lima
Gênero: Infanto-juvenil, Contemporâneo
Ano de lançamento: 2015
Editora: Galera
Número de Páginas: 208
Foto: Fernanda Cavalcanti