livros

O Fantasma da Ópera, Gaston Leroux

Christine Daaé é uma órfã que passou a vida toda na Ópera de Paris. Seu pai, antes de morrer, lhe disse que ela sempre teria um “anjo da música” com ela e mais tarde, ela de fato encontrou alguém que se denominava assim e que vivia no teatro. Christine cresce e aprende a cantar com o “anjo da música”, que é conhecido no teatro como o Fantasma da Ópera, e que muitos acreditam ser uma assombração.

A cantora cresce cada vez mais em sua carreira, até que Raoul, amigo de infância de Christine, que é apaixonado por ela, a assiste no teatro e retoma o contato com ela, causando ciúme doentio no Fantasma.

O Fantasma da Ópera é um daqueles casos em que as adaptações se tornaram mais famosas do que a obra original, e que já foi reimaginado de várias maneiras diferentes. O livro é na realidade, um romance gótico, que acompanha a jovem Christine Daaé, uma órfã que foi criada na Ópera de Paris, ela quer ser cantora e tem um professor misterioso que lhe ensina tudo. O que ninguém imagina é que o professor de Christine é o temido Fantasma da Ópera, que segundo algumas das pessoas que trabalham lá, assombra o local.

O Fantasma de fato assombra o teatro, ele mantém contato apenas com Christine e com Madame Giry, que trabalha no teatro e que passa os recados do Fantasma para o resto da equipe. O Fantasma exige que um certo camarote do teatro esteja sempre disponível para o caso dele sentir vontade de aparecer para assistir alguma ópera, e algumas vezes pede que algum ator ou atriz se apresente e é isso o que ele passa a fazer com Christine.

O relacionamento entre o Fantasma e Christine parece estar bem, ainda que seja obsessivo e estranho, até o surgimento de Raoul, um amigo de infância de Christine, que é apaixonado por ela. Raoul quer se casar com Christine, mas é claro que isso causa um problema enorme, já que o Fantasma também está apaixonado pela cantora.

O Fantasma em O Fantasma da Ópera tem um componente sobrenatural bem claro, mas que aparece aos poucos. Existe uma lenda que ronda o teatro sobre a presença de um fantasma, ninguém o vê, embora ele se comunique com Christine e com Madame Giry, mas coisas estranhas acontecem o tempo todo, e com o tempo fica claro que o Fantasma não é um ser-humano comum, ele tem qualidades de monstros da literatura.

Também não existe muita reciprocidade da parte de Christine, ela o vê como um professor de música, não está apaixonada por ele, mas se vê presa a ele, porque o Fantasma é mais forte e mais poderoso do que ela e do que Raoul. Christine é praticamente uma refém do Fantasma e isso já é bem perturbador e já é o suficiente para fazer de O Fantasma da Ópera uma história de terror, mas ele usa outros elementos do gênero.

O livro não fica só no terror psicológico, a aparência do Fantasma, que aqui é descrita e que é bem diferente da que vemos no musical e em filmes, é assustadora e algumas das situações em que ele coloca os outros personagens também não ficam atrás.

O Fantasma da Ópera é narrado em um tom policial, o livro, na verdade, acompanha um policial, que recebe o nome de O Inspetor, investigando o que acontece no teatro. O livro não tem só a narração do ponto de vista dele, mas também alguns bilhetes e notícias de jornal que ajudam a complementar a trama.

O livro começa bem e a história imediatamente prende o leitor, mas O Fantasma da Ópera vai se tornando um pouco lento com o tempo, as partes assustadoras, que acontecem mais próximo do final, são mais interessantes e retomam a atenção do leitor. O livro não é grande e por isso, a leitura é rápida, ainda que fique um pouco tediosa em alguns momentos.

É interessante acompanhar um livro de terror que se passe quase que inteiramente dentro de um teatro e que use de elementos teatrais para tal, a trama de O Fantasma da Ópera segue relevante até hoje, uma prova disso são as variadas adaptações que continuam sendo produzidas e ainda que todo mundo tenha a sensação de que conhece a história do começo até o final, o livro traz aspectos que não foram abordados em outros lugares e tem uma atmosfera de terror que vai agradar qualquer fã do gênero.

Título no Brasil: O Fantasma da Ópera

Título original: Le Fantôme de l’Opéra

Autor: Gaston Leroux

Tradução: Ana Paula Doherty

Gênero: Clássico, Terror

Ano de lançamento: 1909

Editora: Pandorga

Número de Páginas: 304

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s