Na noite de natal, Clara ganha de seu padrinho um Quebra-Nozes, por quem ela imediatamente se apaixona. A menina então, passa a noite abraçada com o boneco e acorda com vários ratos invadindo o local.
Antes que ela perceba, o Quebra-Nozes ganha vida e começa a enfrentar os ratos junto de um exército de brinquedos e esse é o começo de uma aventura mágica.
O Quebra-Nozes é um ballet com música de Piotr Ilitch Tchaikovski e é inspirado na versão da história de Alexandre Dumas.
A primeira coisa que precisa ser dita sobre O Quebra-Nozes é que o ballet é bem fiel a obra de Dumas e automaticamente, a versão de E.T.A. Hoffmann, já que as duas são bem parecidas. A trama é basicamente a mesma: Clara ganha um boneco Quebra-Nozes do padrinho, que é um inventor famoso e a noite, o boneco ganha vida e enfrenta um batalhão de ratos, depois disso, Clara descobre que o Quebra-Nozes na verdade é um príncipe e os dois passeiam pelo reino dele.
Tudo isso está presente no ballet, mas claro, o espetáculo não tem falas, portanto tudo é compreendido através da dança e do que vemos em cena. O Quebra-Nozes também tem muita de atuação.
O Quebra-Nozes também intercala suas cenas teatrais, com momentos que estão presentes para valorizar a dança, um casal, de bailarinos excepcionais, entra de vez em quando para um solo, outro momento como esse se dá quando Clara e o Quebra-Nozes recebem a visita de membros da realeza de outros reinos, que sempre fazem uma dança “típica”. Como o ballet tem uma parte que se passa em um reino da fantasia, e que nos deixa até em dúvida se de fato é realidade ou se Clara está sonhando, esses elementos não saltam aos olhos.
Também é preciso dizer que a música é muito envolvente, e claro, as coreografias combinam com a música e é tudo muito bem-feito. O ballet é lindo e é fácil se envolver na trama.
A montagem da companhia Cisne Negro tem um elenco muito competente, repleto de dançarinos talentosos e um cenário lindo, que faz com que a plateia mergulhe ainda mais fundo nessa trama.
O Quebra-Nozes tem uma trama mágica, com ares de contos de fadas, que combina com as coreografias e que pode encantar adultos e crianças quase na mesma medida.