livros

A História do Ladrão de Corpos, Anne Rice

“- Como usar nossos poderes se não for em proveito próprio?”

Depois de salvar o mundo de Akasha, Lestat ficou deprimido e passou a sentir falta de ser humano, além disso, ele ainda está em luto pela morte de sua filha com Louis, Claudia.

Até que ele conhece um homem que lhe faz uma proposta tentadora: Raglan James consegue trocar de corpos e propõe que Lestat e ele façam uma troca por alguns dias, assim ele pode saber como é  ser um vampiro e Lestat pode experimentar ser humano novamente, e Lestat aceita.

No começo, ele realmente aproveita a vida como humano e se reconecta com sentimentos e sensações que ele já não tinha mais, mas quando Lestat procura Raglan para desfazer a troca, ele não encontra o homem em lugar nenhum, e então, ele sai em busca do seu antigo corpo.

A História do Ladrão de Corpos é o quarto volume das Crônicas Vampirescas, precedido por Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados.

A História do Ladrão de Corpos é um livro diferente dos outros da série, ele tem uma trama menos épica, que soa quase doméstica. Antes de chegar aqui, já acompanhamos a história de Louis, antigo amante de Lestat, a história do próprio Lestat, e a história de como Lestat salvou o mundo de Akasha, a rainha dos vampiros, mas a História do Ladrão de Corpos parece narrar exatamente isso: apenas uma história, uma passagem na vida de Lestat, uma vida que já é repleta de acontecimentos.

Talvez por isso, nesse livro, Lestat soe mais humano do que em todas as suas aventuras anteriores, mesmo antes dele trocar seu corpo vampiro por um corpo humano, Lestat já está sofrendo de mazelas que não são sobrenaturais e que na teoria, não deveriam atingir vampiros, imortais e capazes de fazer qualquer coisa. Quando A História do Ladrão de Corpos começa Lestat está em depressão, ele quer se sentir humano novamente e sente muita falta de Claudia, sua filha vampira, Lestat chega a tentar o suicídio, indo em direção ao sol, mas nada acontece com ele.

Quando Raglan aparece lhe propondo que ele aproveite um corpo mortal por alguns dias, Lestat topa de maneira até inocente e não muito condizente com o Lestat que conhecemos até agora. Embora ele aproveite do corpo humano, ele também não sabe fazer um monte de coisas e logo percebe que sente falta de seus poderes de vampiros.

A História do Ladrão de Corpos então, acompanha um Lestat completamente vulnerável, incapaz de fazer boa parte das coisas que ele antes fazia com facilidade. Claro que é interessante acompanhar esse vampiro atual e que é humano, pelo menos por algumas páginas, o que vemos aqui é uma espécie de crise do vampiro, mas a trama não é tão instigante quando a dos livros anteriores, ela soa quase como um conto que não precisaria necessariamente de um romance para ter sua história narrada.

Aqui mergulhamos pouco na mitologia de Rice, a autora supõe que já passamos pelos volumes anteriores da série e que portanto, sabemos quem e como são os vampiros que ela criou. A História do Ladrão de Corpos é mais focada em David Talbot, integrante da  Talamasca, uma ordem que investiga eventos sobrenaturais, e melhor amigo de Lestat, que se recusa a ser transformado em vampiro, e em função disso, fala um pouco sobre a  Talamasca e alguns de seus membros.

Outra curiosidade é que o livro fala muito sobre o Brasil, ainda que de maneira um pouco estereotipada.

É óbvio que Rice criou um mundo muito rico, que ela conhecia muito bem, A História do Ladrão de Corpos não é uma obra que trabalha tão dentro assim da mitologia da autora, mas ainda usa isso como base, a escrita dela também é ótima e bem trabalhada, as tramas, no entanto, são um pouco lentas. Como acontece nos volumes anteriores, A História do Ladrão de Corpos tem seus momentos interessantes e que prendem a atenção e tem outros com descrições demais e ação de menos.

A História do Ladrão de Corpos se diferencia de outros livros da série porque tem uma trama um pouco mais simples, mas é, naturalmente, uma boa pedida para os fãs das Crônicas Vampirescas e para quem deseja ler a série completa.

Título no Brasil: A História do Ladrão de Corpos

Título original: The Tale of the Body Thief

Autora: Anne Rice

Tradução: Aulyde Soares Rodrigues

Gênero: Terror, Fantasia

Ano de lançamento: 1992

Editora: Rocco

Número de Páginas: ‎ 464

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s