Como o próprio nome já deixa claro, Lula, volume 1: Biografia, retrata parte da vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começando pelo seu nascimento, infância e chegando ao começo de sua vida política.
Lula, volume 1: Biografia é o primeiro volume da biografia do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, escrita por Fernando Morais, que acompanha Lula desde 2011, justamente para escrever o livro.
Biografias geralmente são escritas de maneira bem tradicional, é relativamente fácil saber onde começar e onde terminar, especialmente se o biografado em questão já faleceu. Não é o caso desse livro, não só porque Lula segue realizando feitos – esse livro, por exemplo, foi lançado antes de sua vitória nas eleições de 2022, onde ele foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez -, mas também porque ela não é escrita de maneira muito tradicional.
Lula, volume 1: Biografia começa em abril de 2018, quando Lula tem sua prisão decretada – e hoje anulada – pelo então juiz Sergio Moro, o livro passa bastante tempo acompanhando os dias dramáticos antes do, na época, ex-presidente ser preso, quando Lula estava decidido a se entregar, mas seus aliados diziam para que ele não fizesse isso. Os primeiros capítulos de Lula, volume 1: Biografia são praticamente todos focados no tempo em que o presidente passou no Instituto Lula, recendo pessoas e analisando a situação, aqui, o autor cita nomes de pessoas que concordavam e não concordavam com a decisão de Lula de se entregar.
É nesse período também que ficamos sabendo que Lula e o PT acreditavam que o presidente ficaria preso alguns dias, mas que mais tarde, ele percebeu que passaria mais tempo na cadeia.
Os assuntos são inúmeros, claro, inclusive nessa parte do livro, que retrata não só antes, como também o durante e que passa pelas vigílias que acompanhavam Lula diariamente, pelo começo do relacionamento de Lula com Janja Lula da Silva, pela morte do neto dele, Arthur, e pelas várias visitas que ele recebeu. Se fala também é claro, dos sentimentos do próprio Lula, que muitas vezes se sentiu triste e deprimido.
Morais também faz alguns análises políticas, é impossível ignorar o fato de que Lula era o favorito para ganhar as eleições de 2018, ano em que ele foi preso e consequentemente, impedido de concorrer. O escritor também ressalta que Sergio Moro, o juiz que condenou Lula e que vinha cuidando do processo dele desde o começo, em 2019, se tornou ministro do governo de Jair Bolsonaro, o segundo colocado nas pesquisas eleitorais e portanto, maior beneficiado da prisão de Lula.
Depois disso, Lula, volume 1: Biografia mergulha fundo no passado e começa a narrar o começo da vida de Lula, as relações com sua família, sua infância, e adolescência, cada período vai ganhando mais detalhes, mas de uma maneira geral, tudo que acontece antes de Lula chegar aos seus vinte anos, é narrado de maneira relativamente rápida.
Ganhamos mais detalhes sobre o primeiro casamento de Lula, e mais tarde, sobre a morte de sua primeira esposa e de seu filho, e depois, de seu relacionamento e posterior casamento com Marisa Letícia, em 1974, com quem ele ficou casado até 2017, quando Marisa faleceu repentinamente, em função de um AVC.
A vida pessoal de Lula é um assunto que é bastante abordado e que é bastante detalhada, mas o que importa aqui é, é claro, a carreira politica de Lula, que é esmiuçada. O livro fala sobre todas as profissões que Lula teve antes de se envolver com política e dá destaque para seu trabalho como torneiro mecânico, que é na época em que ele começou a participar do sindicato.
O curioso na história de Lula é que ele não se interessava por política e até apoiava o golpe militar de 1964 – que mais tarde, o levaria preso -, era o irmão dele, Frei Betto, que estava envolvido com politica e que incentivou Lula a concorrer à presidência do sindicato. O livro também cobre o período em que Lula disputou a eleição para governador de São Paulo, em 1982, e depois de ficar em quarto lugar, pensou em desistir definitivamente da carreira política.
Lula, volume 1: Biografia também é ilustrado com várias fotos, que retratam toda a vida do biografado e que ajudam na compreensão da história, especialmente quando mostram pessoas que o leitor não conhece e que são ou foram importantes na vida de Lula.
Lula, volume 1: Biografia é, de maneira geral, uma leitura rápida e fácil, a história de vida de Lula é de fato, muito interessante, claro que alguns períodos são um pouco mais lentos, embora a obra comece muito bem, ele fica um pouco parado na primeira parte, já que passa boa parte do tempo retratando os dias antes da prisão de Lula, já as partes que retratam a vida dele desde criança são bem instigantes e prendem a atenção.
O livro é importante porque, independente do que se pensa de Lula, é impossível negar sua importância dentro da politica nacional e internacional, Lula, volume 1: Biografia é a primeira biografia a cobrir a vida de Lula e é um bônus que a leitura prenda tanto a atenção.
Título no Brasil: Lula, volume 1: Biografia
Título original: Lula, volume 1: Biografia
Autor: Fernando Morais
Gênero: Biografia, Não-ficção,
Ano de lançamento: 2021
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 416
Foto: Fernanda Cavalcanti