Na véspera de natal, três desconhecidos testemunham um crime em um bar de São Paulo. O acontecimento muda a vida de todos, que agora se sentem conectados e dispostos a fazer justiça com as próprias mãos.
O Crime
A trama básica de A Cidade dos Abismos envolve três pessoas, Glória (Verónica Valenttino), Bia (Carolina Castanha) e Kakule (Guylain Mukendi), que presenciam um crime, em uma noite qualquer em um bar. O filme, então, se desenvolve a partir daí.
Óbvio que o acontecimento causa uma mudança nesses personagens, que são por si só pessoas bem diferentes, e eles também acabam se unindo.

No entanto, A Cidade dos Abismos não é um filme tradicional, ele tem elementos bem experimentais, que as vezes, tornam até difícil compreender o que está em cena. Nesse sentido, o filme está bem longe de um suspense, como a sua sinopse sugere, ou até mesmo um terror, que acompanharia, por exemplo, essas testemunhas lidando com o que viram, e essa nem parece ser a proposta.
Justiça
A Cidade dos Abismos também é um filme sobre justiça, ou sobre a falta dela. Os personagens que testemunham o crime, saem de lá traumatizados e enquanto lidam com o que viram, esperam justiça.
Mas ela falha e esse se torna o tema da segunda parte do longa: uma vez que a justiça não parece vir por meios legais, o que seria o correto, Glória, Bia e Kakule resolvem combater o trauma deles de outra maneira.

O longa é em, em algum sentido, um filme de vingança, mas como acontece com o aspecto de suspense da produção, ele não é clássico e nem claro, justamente porque essa não é a proposta da obra.
Aspectos técnicos
A Cidade dos Abismos é um filme bem pequeno, e isso funciona dentro do que ele pretende fazer. O elenco é pequeno, os cenários são poucos e tudo é bem simples, ele tem um roteiro que também não é complexo, mas que pode ser instigante, se trabalhado de forma correta.

A Cidade dos Abismos também não tem compromisso com a linguagem clássica do cinema, o filme não preza tanto para a continuidade e tem elementos experimentais, que podem não agradar toda o tipo de audiência e que tornam a compreensão do filme um pouco mais difícil.
O longa conta com boas atuações, mas ele se atrapalha um pouco na sua trama, que não é exatamente confusa, mas que é apresentada de uma maneira dificultosa. A Cidade dos Abismos parte de uma premissa bem interessante e tem bastante elementos passiveis de discussão, mas é preciso mergulhar muito na história para compreendê-la e apreciá-la totalmente, o que não acontece com todo mundo.
A Cidade dos Abismos chega aos cinemas no dia 11 de maio.
Título no Brasil: A Cidade dos Abismos
Título original: A Cidade dos Abismos
Direção: Priscyla Bettim, Renato Coelho
Gênero: Drama
Ano: 2021
Duração: 1 h 36 min
Elenco: Veronica Valenttino, Carolina Castanha, Guylain Mukendi, Sofia Riccardi, Arrigo Barnabé
Distribuidora: Bouvelard Filmes