série

Série: Anatomia de um Escândalo, 2022

Sophie Whitehouse (Sienna Miller) parecer ter a vida perfeita, ela é casada com James Whitehouse (Rupert Friend), um parlamentar conservador, tem dois filhos lindos (Amelie Bea Smith e Sebastian Selwood) e vive em uma bela casa em Londres, até que seu marido lhe conta que estava mantendo um caso extraconjugal com sua assessora, Olivia Lytton (Naomi Scott), a cinco meses.

Sophie não gosta da revelação, mas decide perdoar James, então, Olivia o acusa de estupro e a vida de Sophie se torna um pesadelo. Mas o suposto estupro de Olivia não é o único segredo de James que virá à tona.

Anatomia de um Escândalo é inspirada no livro homônimo, de Sarah Vaughan.

A série é narrada de pontos de vistas diferentes

O caso

Anatomia de um Escândalo já começa apresentando as várias camadas de sua trama, a protagonista da série é Sophie Whitehouse, uma mulher, aparentemente, bem-casada com um parlamentar conservador, e que parece ter a vida perfeita, mas que no primeiro episódio descobre que seu marido, James, manteve um caso com uma de suas assessoras, Olivia Lytton. A informação já é por si só, perturbadora, mas tem mais.

James conta para Sophie que ele e Olivia tiveram um caso completamente consensual, mas alguns dias depois, Olivia acusa James de ter a estuprado. A história então, se torna um pouco mais complexa e depende do ponto de vista que ela é contada. Segundo Olivia, ela e James de fato tinham um caso consensual e ela estava apaixonada, mas em uma vez, perto do fim do romance, James forçou uma relação sexual no elevador do parlamento. Segundo James, por sua vez, o caso foi consensual do começo até o final, inclusive o sexo no elevador, embora ele possa ter sido um pouco mais bruto.

Mas essas não são as únicas informações que veem à tona, durante o julgamento de James, surge uma acusação de estupro contra ele da época em que ele (nessa fase interpretado por Ben Radcliffe) ainda estava na faculdade, a vítima seria a colega de quarto de Sophie (nessa fase interpretada por Hannah Dodd), Holly Berry (Nancy Farino).

Rupert Friend como James Whitehouse

Três mulheres e um estupro

Mas um ponto bem interessante da série é que ela é narrada quase que inteiramente por suas personagens femininas, ainda que James seja bem importante na trama e responsável por boa parte das movimentações.

A protagonista de Anatomia de um Escândalo é Sophie, a esposa de James, que acredita que está tudo bem no casamento, mas que descobre não só que seu marido foi infiel – o que ela perdoa -, mas também que ele pode ser um estuprador e talvez, um estuprador em série – o que, inicialmente, ela se recusa a acreditar -. Sophie começa como uma mulher moderna, mas que se comporta como uma esposa tradicional, que fica em casa, enquanto a carreira do marido ascende, o caso a faz, inclusive, pensar na carreira que ela abriu mão quando mais nova, mas ela muda com o tempo.

A segunda mulher importante na trama é Olivia, uma jovem de vinte e oito anos, que começou um caso com seu chefe, até aí os dois lados concordam, mas que diz que foi estuprada por James, o que ele rebate. Olivia passa por um processo diferente do de Sophie, e o que acompanhamos é primeiro ela se apaixonando por James e mais tarde, tentando entender o que aconteceu, até que ela chega à conclusão de que foi estuprada.

O tema é super atual

E a terceira mulher de Anatomia de um Escândalo é a advogada de acusação, Kate Woodcroft (Michelle Dockery), que tenta entender o que aconteceu entre James e Olivia, assim como o faz o telespectador. Existe ainda um bônus na série: Holly Berry, a jovem que supostamente foi estuprada por James na faculdade, e cujo relatos da época mostram algumas semelhanças perturbadoras com o suposto estupro de Olivia.

Aspectos técnicos

Anatomia de um Escândalo tem alguns méritos, e o primeiro deles é o tema, que combina muito com os dias de hoje e que fala demais com a busca feminina para que a violência sexual acabe. Também por isso, a série insiste na ideia de ser narrada do ponto de vista das personagens femininas, o que faz sentido. James tem seus momentos, mas eles são menores.

Outro ponto bem interessante da atração é que enquanto acompanhamos o julgamento de James, os pontos de vistas são narrados por cada personagem através de seus depoimentos e é muito legal assistir a história narrada do ponto de vista de Olivia e então, de James. A ideia é ser, por um tempo, meio que um Você Decide – sem que a audiência possa ligar para a Netflix para dizer o que acha – onde tentamos entender quem a fala a verdade.

Michelle Dockery em cena da série

A maneira com que o caso de James e Olivia é narrado também é instigante, porque a relação é cheia de camadas, que podem influenciar a opinião de quem está presente no julgamento, e automaticamente, de quem está assistindo a série: Olivia e James de fato tinham um caso, ela é uma jovem de vinte e oito anos, ele um homem de mais de quarenta, ele era chefe dela, as relação sexuais muitas vezes aconteceram dentro do parlamento britânico, e em determinado momento, James admite que também estava apaixonado por Olivia. Nada disso impede, no entanto, o estupro. Ao mesmo tempo, a série faz uma espécie de paralelo entre a relação dos dois e a relação de Kate e seu antigo orientador, Richard (Jonathan Firth), um homem casado, mais velho que ela, com mais poder que ela, e com quem ela está tendo um caso.

A série também é repleta de boas atuações, o elenco todo se sai muito bem, inclusive o elenco jovem, que interpreta os personagens na fase da faculdade. Alguns nomes merecem mais destaque como Sienna Miller, Michelle Dockery, Rupert Friend e Naomi Scott.

Anatomia de um Escândalo é uma série que já é cheia de reviravoltas desde o primeiro episódio, mas que segue esse conceito até o final, e que deixa o telespectador com tantas dúvidas quanto seus personagens, ao mesmo tempo que debate um tema importante, sério e angustiante.

Título no Brasil: Anatomia de um Escândalo

Título original: Anatomy Of A Scandal

Elenco: Sienna Miller, Rupert Friend, Michelle Dockery, Sebastian Selwood, Amelie Bea Smith

Gênero: Drama, Suspense

Duração do episódio: 40 min

Número de episódios: 6

Ano: 2022

Onde assistir: Netflix

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s