Ao longo dos anos, Dom Toretto (Vin Diesel) construiu uma família, composta tanto por sua esposa, Letty (Michelle Rodriguez) e por seu filho, Brian (Leo Abelo Perry), como também pela sua equipe. De repente, ele vê tudo isso ameaçado por Dante Reyes (Jason Momoa), filho de Hernan Reyes (Joaquim De Almeida), morto por culpa de Dom e Brian O’Conner (Paul Walker).
Dante quer vingar a morte do pai e visa Brian, mas está disposto a passar por cima de tudo, Dom então, sai em uma missão do mundo para defender os seus.
O legado de Velozes e Furiosos
Velozes e Furiosos 10, como o nome deixa claro, já é o decimo filme da franquia, que já se encaminha para o seu final, o roteiro então, começa a delinear um legado não só dos filmes, mas também desses personagens.

Em função disso, Velozes e Furiosos 10 já soa saudoso, o público, que acompanha essa trama já a um tempo, nota que a franquia está acabando e que logo mais terá que se despedir dos personagens. O roteiro é simples e tramita em assuntos como a família de Dom, tanto a família de sangue e por casamento, quanto a família que ele formou com sua equipe, e como o legado que o trabalho dele deixa.
A trama então, segue Dom, que agora é um homem caseiro, aproveitando a vida com Letty, Brian e sua irmã, Mia (Jordana Brewster), e com seus amigos Tej (Ludacris), Roman (Tyrese Gibson), Ramsey (Nathalie Emmanuel) e Han (Sung Kang), mas que ainda realiza algumas missões. Quando Roman fica como chefe em uma missão em Roma, Dom e Letty recebem a visita de Cipher (Charlize Theron), antiga inimiga de Dom, que diz que uma pessoa pior está ameaçando todos eles, ao mesmo tempo, eles descobrem que a missão era uma armadilha.
Além disso, Velozes e Furiosos 10 é um verdadeiro desfile de filhos, não só Dante está presente no filme, como também Tess (Brie Larson), filha do Sr. Ninguém (Kurt Russell).

Momentos surreais e personagens fora do comum
Mas ainda que exista um tema central em Velozes e Furiosos 10, a trama é bem difícil de comprar, isso porque os personagens fazem coisas inacreditáveis, que matariam qualquer pessoa real. Dom e seus amigos se envolvem em perseguições de carros mortais, lutas absurdas – aliais, todo mundo no filme sabe lutar -, tiroteios perigosíssimos e planos bem malucos, que eventualmente funcionam.
Além disso, o longa tem algumas outras questões um tanto quanto surreais, como por exemplo, a passagem dos personagens pelo Rio de Janeiro, que é representado por praias e closes de bundas, e onde todos os personagens falam português com sotaque de Portugal – tirando a Ludmilla, que faz uma pontinha -, e onde todos os cariocas têm armas prontinhas para serem sacadas.
É importante lembrar que a franquia Velozes e Furiosos se passa no universo real, esses personagens não são super-heróis e por isso, muito do que é feito em cena soa absurdo. Mas mais uma vez, também é preciso ressaltar que essa é a pegada de toda a franquia, esse é, inclusive, o chamariz de Velozes e Furiosos. Uma vez que esse é o decimo filme da franquia, parece óbvio que qualquer pessoa que vá ao cinema assistir essa produção, deseja ver exatamente isso, então, nesse sentido, Velozes e Furiosos 10 entrega o que promete, que é muito ação, e carrões em perseguições cheias de adrenalina.

Aspectos técnicos
No quesito técnico, Velozes e Furiosos 10 de fato se sai bem, os efeitos são realmente de tirar o folego, para que, ainda que absurdo, as sequencias pareçam verossímeis, e elas parecem. A plateia sabe que nada daquilo poderia acontecer na vida real, mas ali dentro daquele universo, na sala de cinema, é fácil acreditar no que se está vendo. O roteiro, por sua vez, é simples, parece que a intenção é apenas revestir as diversas cenas de ação, ainda assim, o filme empolga.
O elenco até tem nomes interessantes, mas aqui se exige muito pouco da atuação, o sentido é jogar o texto e se entregar as cenas de luta ou de direção extremamente perigosa. O filme ganha muito, no entanto, com a adição de Jason Momoa ao elenco, ele não só está ótimo em cena, como interpreta um vilão, que é realmente terrível, mas que foge totalmente do clichê do vilão extremamente masculino, Dante é divertido e debochado, pinta as unhas de roxo – em uma das cenas, ele inclusive, aparece fazendo as unhas – e trata tudo com ironia, até os seus próprios traumas.

É óbvio que Velozes e Furiosos 10 é um filme que não preza exatamente pela sua trama, mas não é isso que o público que vai assistir busca, a intenção é assistir perseguições de carros, lutas sangrentas e cenas, que no mundo real, jamais seriam possíveis. O filme não é ótimo, mas é razoável dentro do que ele se propõe a fazer e com certeza, vai atrair os fãs ao cinema.
Velozes e Furiosos 10 chega aos cinemas no dia 18 de maio.
Título no Brasil: Velozes e Furiosos 10
Título original: Fast X
Direção: Louis Leterrier
Gênero: Ação, Aventura, Policial, Mistério, Suspense
Ano: 2023
Duração: 2 h 21 min
Elenco: Vin Diesel,Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Michelle Rodriguez, Ludacris
Distribuidora: Universal Pictures