A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos é um especial que recria a animação A Bela e a Fera, de 1991, e que mistura cenas do desenho e novos números musicais.
A estrutura
A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos, na realidade, não é muito diferente do desenho dos anos 90, afinal, a ideia aqui é celebrar o aniversário de trinta anos da produção original. O especial, no entanto, muda um pouco a estrutura do filme.
Parte-se da ideia de que quem está assistindo o especial já assistiu ao desenho, portanto não é preciso que a trama fique totalmente clara. A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos se divide então, de duas maneiras: assistimos algumas cenas do desenho, e alguns novos números musicais, pensados de maneira diferente e interpretados por pessoas diferentes.

A ideia é interessante, mesmo porque o público-alvo desse especial são os fãs do desenho, então parece natural pensar que eles não se cansariam de rever cenas da animação. Ainda assim A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos é um filme um pouco repetitivo, justamente porque mostra cenas que já foram vistas e revistas, quando seria mais legal focar nos novos números musicais.
As inovações
A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos tem algumas inovações, que são bem empolgantes, e que fazem, em certa medida, o filme valer a pena. A primeira delas é, é claro, os números musicais novos, que são feitos em uma espécie de palco. Eles são de fato, reimaginados, e dão um ar de produto novo a algo que na verdade, está apenas sendo requentado. Os números musicais também transformam o especial em um híbrido de desenho e teatro, o que é bem diferente.
Outro ponto positivo do especial é que ele tem atores não brancos no seu elenco, diferente da animação, que só tem personagens brancos, e até do live action, de 2017, que tem pouca representação. Aqui temos nomes como H.E.R., Leo Abelo Perry e Joshua Henry na escalação.

Aspectos técnicos
É impossível negar a qualidade técnica de A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos, a produção é muito grande, especialmente porque os números no palco são realmente grandiosos e tem um elenco bem numeroso. Por outro lado, o filme usa muitas cenas da animação.
Claro que ainda assim é trabalhoso produzir um especial como esse, e se destacam o cuidado com os cenários e figurinos, tudo é bem parecido com o desenho e dentro do design que ficou clássico. Outro ponto positivo é o elenco, H.E.R.está ótima como Bela e Josh Groban também se sai muito bem como Fera, ele também canta muito bem.

A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos é exatamente o que o nome diz: a intenção é recriar e homenagear A Bela e a Fera, uma vez que o público-alvo são os fãs do desenho, a tendência é o especial agradar, já que ele não só tem cenas da animação, como também tem alguns números musicais novos, com uma dinâmica bem diferente.
A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos é uma atração que entretém, mas não é exatamente indispensável, uma vez que ele é bem parecido com o desenho e tem pouca coisa a acrescentar.
Título no Brasil: A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos
Título original: Beauty and the Beast: A 30th Celebration
Direção: Hamish Hamilton
Gênero: Animação, Aventura, Família, Musical, Romance
Ano: 2022
Duração: 1 h 27 min
Elenco: Rita Moreno, Josh Groban, H.E.R., Martin Short, Paige O’Hara
Distribuidora: Walt Disney Pictures