livros

Mom & Me & Mom, Maya Angelou

“You see, baby, you have to protect yourself. If you don’t protect yourself, you look like a fool asking somebody else to protect you.” I thought about that for a second. She was right. A woman needs to support herself before she asks anyone else to support her.”

“- Veja, querida, você deve proteger a si mesmo. Se você não protege a si mesma, você faz papel de boba pedindo que outra pessoa te proteja.- Eu pensei sobre isso por um segundo. Ela estava certa. Uma mulher precisa cuidar de si mesma antes que ela peça que qualquer outra pessoa cuide dela”

Traduzido livremente por mim.

Sinopse: A história da vida extraordinária de Maya Angelou já foi contada algumas vezes em suas múltiplas autobiografias. Mas agora, a lendária autora compartilha a história mais profunda e pessoal da sua vida: sua relação com sua mãe.

Fonte: https://www.skoob.com.br/mom-e-me-e-mom-620859ed621615.html

Traduzido livremente por mim.

Mom e Me e Mom é um apanhado de crônicas de Maya Angelou sobre sua mãe e a relação das duas.

Esse foi o primeiro livro da autora que eu li, antes da leitura eu sabia pouca coisa sobre ela, além da sua importância para a literatura e mais ainda para a literatura feminina. Talvez por isso, eu tenha começado a leitura esperando muito do livro.

As crônicas estão organizadas em ordem cronológica, portanto é fácil acompanhar os acontecimentos na vida de Maya. A história começa quando ela ainda é criança e volta a morar com sua mãe (até os 13 anos, Maya e o irmão mais velho moravam com a avó paterna) e nós lemos sobre toda a dificuldade de adaptação que ela sente nessa mudança e como algumas vezes, tudo que ela quer é voltar para a casa da avó. No começo, Maya tem até dificuldade de chamar sua mãe de “mãe”, por isso ela a chama de “Lady”.

Conforme o tempo vai passando, vamos acompanhando a vida inteira de Maya e ela fala sobre assuntos diversos: Relações familiares, gravidez, violência a mulher, estupro, dependência química, racismo e muitas outras coisas.

A história de Maya é sem dúvida nenhuma, muito interessante e também é incrível ver como uma mulher negra, nascida nos anos 20, em um lugar pobre e que não teve muito acesso aos estudos(Maya engravidou na adolescência e largou os estudos) conseguiu chegar aonde ela chegou e se tornou um nome tão importante na literatura mundial. Em alguns momentos, o livro é extramente brutal e doloroso, e a autora não poupa detalhes quando fala de momentos terríveis da sua vida e enquanto conta a sua própria trajetória, Maya também fala sobre a situação das mulheres de uma maneira geral.

As crônicas são todas bem escritas e a leitura é fácil. Eu achei que poderia ter dificuldades em ler o livro, principalmente porque eu li o livro em inglês, mas foi bem mais fácil e acessível do que eu imaginava.

Outra coisa interessante do livro é que ele é repleto de mulheres fortes, temos a avó de Maya, que criou os dois netos, a mãe de Maya, que se sustenta sozinha e a própria Maya, que com os erros(dela própria e dos outros) vai crescendo e se tornando uma mulher independente ao longo do livro.

Apesar disso, eu fiquei um pouco decepcionada com o livro, já que a autora é tão famosa e tão celebrada, eu talvez tenha esperado demais do livro e talvez a proposta original seja só contar uma história de superação incrível. De qualquer maneira, eu gostei da leitura e estou disposta a ler outros livros de Maya Angelou para conhecer melhor seu trabalho.

Infelizmente, pelo que eu pesquisei, não existe uma edição em português desse livro(caso essa informação esteja incorreta, podem me dar um toque).

 

Capa dura: 224 páginas

Editora: Random House; Edição: New. (2 de abril de 2013)

Idioma: Inglês

ISBN-10: 1400066115

ISBN-13: 978-1400066117

Dimensões do produto: 13,4 x 2,4 x 21,1 cm

Peso de envio: 431 g

Fonte: https://www.amazon.com.br/Mom-Me-Maya-Angelou/dp/1400066115

Créditos da imagem: https://www.skoob.com.br/mom-e-me-e-mom-620859ed621615.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s