Listas, livros

10 Biografias de Rock

Dia 13 de Julho é reconhecido no Brasil como o dia mundial do Rock. A data remete ao Live Aid, um megaevento que aconteceu no dia 13 de Julho de 1985, e contou com participações de Queen, Rolling Stones, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, entre outros. Phil Collins, que também participava do evento, comentou que gostaria que dia 13 de Julho fosse considerado “o dia mundial do Rock”. Apesar de ter a alcunha de mundial, o dia do Rock só é comemorado aqui no Brasil.

Para celebrar o dia do Rock, Fiz uma lista com 10 biografias de personalidades do Rock.

Lembrando que como a maioria das listas aqui do blog, os livros escolhidos refletem a minha preferência, por isso é natural que tenha mais biografias de um artista ou gênero, mas como sempre, estou sempre aberta a sugestões.

1- A Divina Comédia dos Mutantes, Carlos Calado (1995): Embora Rita Lee seja extremamente famosa, quase não escutamos falar de Os Mutantes e muito menos dos seus outros dois integrantes: Arnaldo Baptista e Sergio Dias. Em A Divina Comédia dos Mutantes ficamos conhecendo a vida de cada um deles, como a banda se formou e como eventualmente, a banda acabou. A escrita é interessantíssima, quase como se fosse um livro de ficção, por isso a leitura é rápida e fácil. O livro é repleto de fotos e é um ótimo material para os fãs dos Mutantes, de Rita Lee e de música, em geral.

2-Magical Mystery Tour: Minha Vida Com os Beatles, Tony Bramwell (2005): Existem milhares de livros sobre os Beatles e cada um tem um ponto de vista diferente. Esse foi escrito por um amigo de infância de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, e que mais tarde, passou a trabalhar com o quarteto.

Tony, o autor nos conta histórias das quais ele participou, algumas que muitas pessoas já conhecem e outras completamente novas. Me chamou bastante atenção o fato do livro não ser só focado nos quatro integrantes da banda, mas também nas pessoas que estavam a volta deles, como o empresário, Brian Esptein.

3-FAB- A Intimidade de Paul McCartney, Howard Sounes (2011): Em FAB- A Intimidade de Paul McCartney, o autor nos apresenta não só fatos que remetem a infância e adolescência do Ex-Beatle, mas também detalhes sobre a sua vida atual.

4-Like a Rolling Stone: Bob Dylan na Encruzilhada, Bob Dylan e Greil Marcus (2010): Em Like A Rolling Stone: Bob Dylan na Encruzilhada conhecemos detalhes sobre a gravação da música mais famosa e mais emblemática de Dylan, além de uma análise de toda a sua carreira, da contracultura dos anos 60 e da política Americana, assunto sobre o qual Dylan falava com freqüência nas suas composições.

5-Bowie: A Biografia, Marc Spitz (2009): Nessa biografia do maior ícone do Glam Rock, Spitz nos conta sobre sua trajetória, tanto pessoal, quanto musical, através de entrevistas com seus familiares, sua ex-esposa, Angela, e seus amigos, como Lou Reed e Mick Jagger.

6- Paul McCartney- Uma Vida, Carlin Ames Peter (2011): Essa biografia de Paul McCartney foi escrita depois de anos de pesquisa e entrevistas e joga luz sobre acontecimentos já famosos na vida de McCartney, além de apresentar fatos novos. O livro retrata toda a sua trajetória, até o momento em que foi escrito.

7- Vida, Keith Richards (2010): Vida é a autobiografia de Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones. O livro cobre todo o período da sua vida e desmente alguns dos milhares de boatos sobre Richards, como a história de ter que trocar de sangue todo ano, dando uma perspectiva totalmente nova sobre uma pessoa, que parece atrair os boatos mais absurdos possíveis.

8- Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band: Um Ano na Vida dos Beatles e Amigos, Clinton Heylin (2007): O livro de Heylin acompanha a vida dos Beatles no ano 1967, enquanto eles gravavam seu disco mais famoso, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. A obra retrata as dificuldades de produzir o disco, mas também fala sobre todas as inovações e mudanças que o disco trouxe para o mundo da musica. Como o livro fala de muitos detalhes técnicos, eu recomendo para quem é muito fã da banda ou para músicos.

9- Minha Fama de Mau, Erasmo Carlos (2008): Em Minha Fama de Mau, Erasmo Carlos nos apresenta pequenas crônicas, que falam de sua trajetória de vida, tanto musical, quanto pessoal. O músico não deixa nada de fora e comenta até sobre o suicídio de sua primeira esposa, Narinha, em 1995.

10- Imagine: Crescendo com Meu Irmão John Lennon, Julia Baird (2009): Criado pela tia, John Lennon só teve contato com sua mãe e suas irmãs maternas na adolescência. O livro Imagine- Crescendo com Meu irmão John Lennon é o relato de uma de suas irmãs dos dias que Lennon passava na casa da mãe. Diferente da maioria das biografias, essa não é baseada em uma extensa pesquisa e pode ser considerada mais uma biografia afetiva, aonde Julia lembra do seu irmão John com carinho.

Crédito das imagens: http://www.dx.com.py/libros-sobre-musica-recomendados-para-disfrutar-en-leamos-com/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s