livros

Desaparecidas, Lauren Oliver

As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, até que um acidente de carro fez com que as duas ficassem distantes. Enquanto Nick tenta recuperar tudo que perdeu, Dara parece cada vez mais misteriosa e esquiva.

Quando Dara desaparece bem no dia do seu aniversário, Nick desconfia que o sumiço da irmã tem relação com o sumiço de Madeline Snow, uma garotinha de nove anos, que vivia na mesma região que as irmãs.

Nick então, sai em busca da irmã mais nova.

Desaparecidas é um livro que nos apresenta fatos e pontos de vistas diferentes, acompanhamos a história de capítulos que se intercalam entre o ponto de vista de Nick e Dara, as duas nos contam histórias diferentes. Algumas dessas histórias se passam antes do acidente de carro que separou de vez as duas irmãs e outras se passam depois do acidente.

É notável a mudança na personalidade e na relação das irmãs depois do acidente e nesse aspecto a autora consegue descrever isso muito bem. Nick aparece como uma moça tímida desde o começo do livro e que tende a colocar as vontades e os sentimentos de sua irmã mais nova antes dos seus, depois do acidente, ela parece ainda mais retraída e ter ainda mais dificuldade de conversar com as pessoas.

Já Dara aparece como uma menina extrovertida, bonita e popular de quem todos querem ficar perto, no entanto, vamos descobrindo que ela tem outros lados. Embora ela pareça perfeita, Dara tem uma tendência à autodestruição e se envolve com drogas e pessoas perigosas.

Depois do acidente, torna-se impossível para Nick saber o que a irmã está pensando, já que as duas não se falam mais e por isso, Nick começa a viver a sua vida do jeito que quer, sem ter que ceder nada para ninguém, por outro lado, o afastamento das duas impede que Nick proteja Dara como ela fez a vida toda e isso que acaba levando Dara a se meter em problemas cada vez maiores.

Ao mesmo tempo que acompanhamos as duas irmãs, também ficamos sabendo, quase como um pano de fundo que Madeline Snow, de nove anos, desapareceu na mesma região que Nick e Dara vivem. No começo as duas histórias parecem não ter qualquer relação, e a trama que envolve Madeline parece até ter sido jogada no meio do livro, mas com o tempo vamos entendendo como as duas tramas se conectam.

A ideia de escrever o livro do ponto de vista das duas meninas e em primeira pessoa é certamente a que se destaca no livro, porque esse aspecto faz uma diferença enorme quando a autora começa a nos revelar os mistérios da história. Também é muito interessante a maneira com que a autora consegue escrever de maneira diferente quando está na narração de Nick ou de Dara.

Desaparecidas é um suspense, que dá a impressão de narrar temas não tão pesados e que entrega uma grande quantidade de mistérios para o leitor desvendar, o que pode agradar o público que gosta de livros de suspense. A impressão de que o livro não trata de temas tão pesados se dá porque não existe nenhum assassinato para ser desvendado, no entanto, essa é uma impressão errada que vai se revelando ao longo da leitura.

Desaparecidas trata sim de temas bem pesados, ele só não joga todos esses temas no leitor de uma vez só, no livro está presente a relação das duas irmãs, o vicio de Dara, o desaparecimento de Madeline e posteriomente, o de Dara, os mistérios que envolvem Dara, abuso sexual, pedofilia e problemas mentais. Tudo isso poderia ter sido dado pela autora de maneira escancarada e que não desse tempo para o leitor pensar e tirar as suas próprias conclusões, mas Oliver faz isso de maneira modesta, dando toques de cada coisa, um pouquinho de cada vez.

O livro também prende o leitor, seja porque sua trama é interessante e intricada, mas também porque a autora vai nos revelando pistas nos momentos certos, o que deixa a leitura rápida e dinâmica, você sempre quer saber o que vai acontecer na próxima pagina.

O final do livro foi completamente diferente do que eu esperava e do que eu estava prevendo, e no começo, isso me desagradou um pouco porque pareceu absurdo, mas depois de pensar, eu conclui que o final é surpreendente e diferente. O livro começa como um suspense, mas se desenvolve para algo um pouco diverso e que foge totalmente do padrão.

 

Título no Brasil: Desaparecidas

Título original: Vanishing Girls

 Autor: Lauren Oliver

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 2015

Editora: Verus

Número de Páginas: 308

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s