filmes

Filme: Doce Entardecer na Toscana, 2019

Maria (Krystyna Janda) é uma escritora que vive com a sua família na Toscana. Conforme a cidade começa a se preocupar cada vez mais com os imigrantes e com atos de terrorismos, Maria se vê cada vez mais envolvida com Nazeer (Lorenzo de Moor), um jovem e bonito imigrante.

Em Doce Entardecer na Toscana acompanhamos Maria, uma escritora renomada que nasceu na Polônia, mas que se mudou com os pais ainda pequena para a Itália, fugindo da segunda guerra mundial. Ela é casada com Antonio (Antonio Catania), um homem italiano, tem uma filha, Anna (Kasia Smutniak) e dois netos (Mila Borcuch e Wiktor Benicki). A vida de Maria parece perfeita.

No entanto, a mulher não está completamente satisfeita, já se sentindo velha e achando que não é mais atraente, ela corresponde ao flerte de Nazeer, um imigrante mais jovem e que lhe dá atenção.

doce-amanhecer-na-toscana01

A relação de Maria e Nazeer, que é retratada no filme de maneira sutil e delicada, parece ser respeitosa e amorosa, mesmo que existam diferenças palpáveis entre os dois: a idade, as profissões (Maria é escritora e Nazeer é dono de um restaurante), suas nacionalidades e claro, o fato de que Maria mesmo sendo uma imigrante, já é vista como uma moradora da Toscana, enquanto Nazeer ainda é visto como imigrante.

O assunto principal de Doce Entardecer na Toscana, na verdade, é a xenofobia. No começo do filme, percebemos que o lugar está recebendo muitos imigrantes e que de repente, isso começa a se tornar um problema.

A família de Maria parece aceitar bem os novos moradores, mas ainda faz comentários que parecem elogiosos, mas que na realidade são preconceituosos, como: “ele é melhor que qualquer rapaz daqui” ou “trabalha muito melhor que qualquer pessoa daqui”.

doce-amanhecer-na-toscana02

Quando Salvo, o neto mais novo de Maria desaparece e depois é encontrado sã e salvo no carro de Nazeer, a cidade e a família do menino passam a olhar o homem de maneira estranha, ninguém parece acreditar na possibilidade do menino ter entrado no carro por conta própria, durante uma brincadeira de esconde-esconde com a irmã, e dormido lá, que é o que Nazeer alega que aconteceu. A situação se intensifica quando um ato terrorista atinge Roma, deixando todos em pânico.

Doce Entardecer na Toscana é um filme que questiona a xenofobia, uma vez que a protagonista do filme é completamente a favor de que os imigrantes morem na Toscana, e tenta com frequência debater o assunto com os outros moradores. Nem poderia ser diferente, sendo Maria uma imigrante também.

Maria também é uma imigrante, com pais sobreviventes do holocausto, que vê como problemática toda essa xenofobia, no entanto, o fato dela defender a sua opinião pode lhe custar o respeito que ela tem na sua comunidade.

doce-amanhecer-na-toscana03

Doce Entardecer na Toscana não é um filme que usa de efeitos e nem tem uma super produção, mesmo porque esse nem é o foco do filme. O longa quer falar sobre xenofobia e sobre intolerância e se sai relativamente bem.

O filme vai apresentando as coisas ao pouco e tentando explicar o motivo da raiva contra os imigrantes que vai crescendo na população, para quem vê de fora, essa raiva parece precipitada, mas para os personagens que não veem tudo que acontece no filme, faz sentido.

O tema do filme é bem atual, nunca se falou tanto sobre xenofobia e o medo dos imigrantes, justificado com a desculpa de que todos são necessariamente criminosos, que está presente no discurso de muita gente. O filme, claramente quer se contrapor a isso.

doce-amanhecer-na-toscana04

Também podemos acompanhar boas atuações como a de Krystyna Janda, Kasia Smutniak e Lorenzo de Moor. Doce Entardecer na Toscana é um filme que tem uma trama interessante e um bom ponto de vista, no entanto, ele se perde em cenas um pouco desnecessárias e que não acrescentam nada na história e acaba se tornando cansativo e sonolento.

Com uma boa mensagem, mas com uma execução mediana, Doce Entardecer na Toscana não entrega tudo o que promete e acaba cansando o público. O filme entra em cartaz no dia 12 de março.

Título no Brasil: Doce Entardecer na Toscana

Título original: Dolce Fine Giornata

Diretor: Jacek Borcuch

Gênero: Drama

Nacionalidade: Polônia, EUA

Ano: 2019

Duração: 1h36min

Elenco: Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Robin Renucci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s