livros

Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas, Vários autores

“Gênero é um processo construído socialmente para representar o masculino e o feminino, segundo os valores que a sociedade quer manter”- Relações de Gênero: Algumas considerações conceituais – Tereza Lopes Miranda, Edina Schimanski

Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas é uma coletânea de textos, que falam sobre gênero, raça e sexualidade.

A primeira coisa que se deve falar sobre Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas é que os textos que fazem parte do livro são de autores diferentes, que abordam assuntos diferentes.

O livro tem oito textos e mais prefácio e introdução. Os textos abordam temas como raça, gênero e sexualidade, sob diferentes pontos de vistas e aspectos. É importante ressaltar que os textos já partem do princípio de que o leitor já sabe alguma coisa ou já tem uma noção básica sobre os assuntos, por isso, muito raramente ele vem com explicações e conceitos muito iniciais.

Mas os assuntos abordados pelos textos são, de uma maneira geral, muito interessantes e muito informativos, especialmente para quem se interessa e já está envolvido nessas questões.

No texto Crianças negras nas imagens, imagens de crianças negras: infância e raça na iconografia do século XIX, o autor reflete sobre a pouco representação negra em programas infantis e explana no que isso pode atrapalhar o desenvolvimento das crianças negras, já “Mais cedo ou mais tarde sua mulher irá dirigir”: identidades de gênero em anúncios de carro é uma análise sobre o machismo na publicidade.

Embora o título do livro seja Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas, os textos que estão na coletânea não misturam todas essas relações, cada texto fala de um assunto.

Claro que como todas as coletâneas, seja ficcional ou não ficcional, tem textos menos e mais interessantes, e que isso, muda de leitor para leitor, mas de uma maneira geral, os textos são cheios de informação e a leitura é rápida e prazerosa.

Além de tudo, Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas trata de assuntos importantes que precisam ser discutidos e entendidos.

Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas é um livro que pode agradar mais quem já tem interesse no assunto, mas que tem potencial para chamar a atenção de qualquer pessoa.

Título no Brasil: Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas

Título Original: Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas

Autora: Vários autores

Gênero: LGBTQIA+, Relações sociais

Ano de lançamento: 2014

Editora: Uepg

Número de Páginas: 222

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s