livros

Um de Nós Está Mentindo, Karen M. McManus

“- As coisas pioram antes de melhorarem – comenta ela placidamente – É assim que funcionam”

Os estudantes do ensino médio Bronwyn, Addy, Nate, Cooper e Simon acabam na detenção depois que os celulares de cada um deles toca na sala de aula. Os cinco não são amigos e nem se dão bem, mas precisam ficar juntos enquanto escrevem uma redação.

Antes que qualquer coisa aconteça, Simon, que era dono de um aplicativo de fofoca que atacava todos na escola, morre depois de beber um copo de água, sem que ninguém consiga fazer nada.

As investigações da polícia mostram que Simon iria publicar fofocas terríveis sobre as outras quatro pessoas que estavam com ele na detenção, o que torna Bronwyn, Addy, Nate e Cooper suspeitos automaticamente. Os quatro então, resolvem se unir para tentar desvendar o que aconteceu na detenção, mas parece que ninguém está sendo completamente honesto.

A ideia de Um de Nós Está Mentindo é bem simples, mas ainda assim interessante. Em muitos aspectos, ele parece muito com os livros de Agatha Christie, onde acontece um crime em um lugar fechado ou de difícil acesso e o leitor é apresentado a uma série de suspeitos e precisa, investigar o crime com os personagens. O diferencial aqui é que o livro se passa nos dias de hoje e tem como personagens, adolescentes.

Por outro lado, o fato da autora colocar cinco alunos, que são completamente diferentes e que não se dão bem, na detenção, lembra muito o filme O Clube dos Cinco, e essa sensação aumenta quando percebemos que os personagens em questão são, pelo menos a princípio, estereótipos típicos de filmes adolescentes americanos, exatamente como acontece no longa de John Hughes: Bronwyn é a nerd, com notas perfeitas e um futuro completamente planejado, Addy, a garota mais bonita da escola, rainha do baile, que namora um atleta, Nate, um criminoso, em liberdade condicional depois de ter sido pego vendendo drogas, Cooper, o atleta, que está prestes a conseguir uma bolsa para a universidade por suas habilidades e Simon, o excluído, que não tem nenhum amigo.

A autora então, vai acrescentando outras questões, Simon é dono de um aplicativo de fofoca que é igualmente temido e adorado na escola, todo mundo lê, mas todo mundo tem medo de aparecer lá e de alguma maneira, Simon parece saber os segredos de todos na escola, inclusive dos seus colegas de detenção.

Quando o leitor fica sabendo disso, e descobre que Simon pretendia publicar segredos pesados de Bronwyn, Addy, Nate e Cooper, também concluímos que todos eles são suspeitos. Eles não só teriam o motivo, como também estavam com Simon no momento da morte. O leitor também entende que todos eles escondem segredos.

Um de Nós Está Mentindo é narrado em primeira pessoa pelos quatro personagens, em momentos alternados, então, nós temos acesso aos pensamentos de Bronwyn, Addy, Nate e Cooper, mas eles raramente revelam todos os segredos deles, eles mencionam os tais segredos, mas nunca vão até o final, como se evitassem aqueles pensamentos. Os personagens são narradores não confiáveis e o livro se segura basicamente nessa ideia, embora não o faça da melhor maneira possível, porque o leitor percebe a manobra que Karen M. McManus uusa para que não tenhamos acesso a tudo que seus personagens estão pensando, mas a partir do momento que a narração é contada do ponto de vista deles e que na teoria, temos acesso ao que eles estão pensando, soa estranho que eles não pensem sobre seus próprios segredos, que aparentemente, incomodam eles com frequência.

Mas claro que tem que se ter em mente que Um de Nós Está Mentindo é um livro voltado para o público jovem, e que a ideia é que eles se reconheçam nessa trama, mas não que ela seja totalmente complexa. A autora aborda sim temas que dizem respeito a essa fase da vida, como primeiros relacionamentos, amizades, depressão, pressão social e necessidade de se encaixar, e os personagens são relativamente carismáticos, mesmo que a gente saiba que eles não dizem a verdade o tempo todo, por isso é fácil se prender na leitura.

O livro também é totalmente mergulhado na cultura americana, o que é natural, uma vez que a autora é americana e que o livro é claramente inspirado em filmes americanos, mas ele não se comunica com a realidade brasileira em nenhum momento, nem em relação aos estereótipos dos jovens, nem em relação a maneira com que a escola funciona. Isso não é exatamente um problema, já que consumimos produtos americanos a vida toda e estamos acostumados com essa ideia de escola americana, no entanto, os personagens, mesmo quando pensados dentro da ideia do arquétipo e do clichê, soam pouco realistas, como se a autora tivesse repetindo conceitos já batidos de filmes dos anos 80 e 90, que já não aparecem nem mais no cinema, que tem menos tempo para desenvolver sua história.

O mistério é simples e em muitos aspectos, até meio bobinho, mas isso também não é um problema, porque existe um certo suspense que se segura, as reviravoltas são relativamente interessantes e é difícil prever a resolução do crime, possivelmente porque nos apegamos aos quatro principais suspeitos e deixamos de vê-los como possíveis assassinos.

A leitura também é rápida e fácil e a escrita é bem simples, ainda que prazerosa, o que faz com que o leitor consiga ler bastante em pouco tempo. Existe também a vontade de entender o que aconteceu na detenção e qual será o destino dos personagens, o que faz com que a leitura se torna mais rápida ainda.

Um de Nós Está Mentindo é um livro que faz um aceno para a ideia do narrador não confiável, mas não consegue mergulhar totalmente nela e nem enganar o seu leitor, por outro lado, a obra é relativamente bem escrita, prende a atenção e pode agradar o seu público alvo, que não só vai se reconhecer nos personagens, como também vai querer desvendar o mistério da história, por mais bobinho que ele seja.

Título no Brasil: Um de Nós Está Mentindo

Título original: One of Us Is Lying

Autora: Karen M. McManus

Tradução: André Gordirro

Gênero: Suspense, Young Adult, Thriller

Ano de lançamento: 2017

Editora: Galera

Número de Páginas: 384

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s