livros

Um Gato Entre os Pombos, Agatha Christie

“– Todo mundo sempre sabe de alguma coisa – afirmou Adam – Mesmo que seja algo a que deem importância”.

Ramat, no Oriente Médio passa por uma revolução e o príncipe, Ali Yusuf, foge rapidamente, com algumas joias. Ele convence o piloto do avião, Bob Rawlinson a ficar com as pedras preciosas, antes de morrer e Bob as esconde nas bagagens de sua irmã, Joan Sutcliffe, e de sua sobrinha, Jennifer.

Logo depois Jennifer vai para a escola Meadowbank, um internato só para garotas, onde ela faz amizade com Julia Upjohn. Uma noite, Grace Springer, a nova professora de educação física é encontrada morta dentro do ginásio e isso causa um alvoroço na escola e desperta a atenção de Julia, que começa a sua própria investigação.

Um Gato Entre os Pombos tem vários aspectos clássicos dos livros de Agatha Christie, como um ambiente restrito, onde as pessoas não podem sair ou entrar, uma trama misteriosa e muitos personagens. Aqui o cenário é um colégio interno só para garotas, onde todas as professoras também são mulheres e que de repente se vê alvo de um assassino.

O livro tem uma introdução que retrata o príncipe Ali Yusuf, de Ramat, uma cidade fictícia no Oriente Médio, fugindo de seu país com algumas pedras preciosas, portanto o leitor logo imagina que as pedras preciosas podem ter relação com o crime no colégio, mas talvez não consiga apontar exatamente como.

E Um Gato Entre os Pombos se desenvolve a partir daí. O cenário é ideal, porque apresenta um lugar onde, na teoria, não existe qualquer perigo, tanto que os pais confiam suas filhas a diretora sem questionarem, mas que de repente, está repleto de muito perigo, afinal, tem um assassino a solta. Também é interessante a maneira com que Christie constrói essa trama que é quase que unicamente dominada por mulheres, os poucos personagens masculinos que aparecem são o delegado e um espião se passando por jardineiro.

Um Gato Entre os Pombos retrata um caso de Hercule Poirot, mas ele só aparece bem no final. Praticamente o livro todo é narrado do ponto de vista das professoras ou de algumas alunas, quem se destaca, por exemplo, é Julia Upjohn, melhor amiga de Jennifer, que logo entende o que está acontecendo e começa a sua própria investigação, que é, em muitos sentidos, superior à da polícia.

Mas Um Gato Entre os Pombos sofre de um problema bem comum nos livros da autora: ele tem personagens demais. A obra não só apresenta o príncipe e seu piloto logo no começo, como também a diretora da escola, a secretaria da escola, uma série de professoras, algumas alunas, vários detetives e o jardineiro espião, e é quase como se o livro não tivesse um protagonista, uma vez que ele mergulha na vida de cada um desses personagens na mesma intensidade, o que claro, pode deixar o leitor um pouco confuso. É muito fácil confundir um personagem com outro e assim, se embananar na trama e no suspense.

Um Gato Entre os Pombos é um livro de suspense, mas ele tem bastante elementos dos livros de espionagem, uma vez que tem intrigas internacionais, crimes, espiões e uma busca incessante pelas tais pedras preciosas. E a trama do livro é até relativamente complexa, embora não totalmente imprevisível.

A leitura de Um Gato Entre os Pombos é rápida e fácil, o cenário incomum, ajuda a prender o leitor e como o livro é curto, a leitura é tranquila.

Um Gato Entre os Pombos é mais um livro de Christie que segue a fórmula que a tornou famosa, a diferença é o cenário e alguns personagens interessantes e bem escritos, a obra tem grande chance de agradar os fãs da autora e também quem gosta de tramas de suspense.

Título no Brasil: Um Gato Entre os Pombos

Título original: Cat Among the Pigeons

Autora: Agatha Christie

Tradução: Natalia Borges Polesso

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 1959

Editora: HarperCollins

Número de Páginas: 272

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s