livros

London Observed, Doris Lessing

“Is it possible that when people sigh, oh if only I was young again, they are regretting what we have just seen, but remembered as an interior landscape of limitless possibilities?” – Underground

“É possível que quando as pessoas comentam, ah, se eu fosse jovem novamente, eles estão se arrependendo do que acabamos de ver, mas lembrando uma paisagem interior de infinitas possibilidades?” – Traduzido livremente por Fernanda Cavalcanti

London Observed reúne oito contos de Doris Lessing que exploram os lugares, as pessoas e as histórias de Londres, vistas de longe.

A proposta de London Observed é retratar a cidade de Londres e a ideia do livro veio a Lessing logo que ela se mudou para a cidade e começou a observar não só o local, mas também seus habitantes.

Os contos são narrados, em sua maioria, do ponto de vista de pessoas que estão observando os personagens, justamente porque a ideia é retratar pessoas que estão sendo olhadas de longe. Por isso que quase nenhum dos contos se aprofunda nos seus personagens, o que é natural. Se por um lado essa ideia é bem interessante, afinal, o leitor nunca sabe muito sobre os personagens, ela também pode desagradar pelo mesmo motivo, um personagem profundo é sempre mais interessante do que um menos profundo e ele ajuda a mergulhar na trama.

As histórias dos contos então, parecem anedotas rápidas que acompanham pessoas por um curto período de tempo e depois as largam, essa sensação existe na maioria dos contos, mas aqui ela é ainda maior.

Boa parte dos contos tem protagonistas femininas, mas isso não é uma regra e vários deles tratam de questões femininas, como gravidez. Londres também ganha bastante destaque no livro, e os contos se passam em cenários diferentes da cidade, conhecidos ou não.

Como acontece com frequência em livros de contos, alguns contos são melhores que outros e isso, claro pode depender do gosto pessoal, mas de uma maneira geral é difícil se apegar aos personagens e mergulhar nas histórias deles, justamente porque os contos são rápidos e poucos profundos.

London Observed com o tempo, acaba se tornando parado e apesar dos contos curtos, ele é um pouco maçante, porque é difícil se conectar com os personagens e com as tramas.

Embora seja um trabalho bem original, London Observed é um livro cansativo, com o qual é difícil se relacionar.

Título original: London Observed

Autora: Doris Lessing

Gênero: Contos

Ano de lançamento: 1992

Editora: Flamingo

Número de Páginas: 224

Foto: Fernanda Cavalcanti

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s